.
 
 
Simon apita jogo entre médicos para alerta sobre câncer de próstata
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


07/11/2023

Simon apita jogo entre médicos para alerta sobre câncer de próstata

Hospital São Lucas e Grupo Oncoclínicas realizam jogo amistoso contra o câncer de próstata em alusão à campanha Novembro Azul

Nesta quarta-feira (8/11), às 19h30min, o Centro de Oncologia do Hospital São Lucas da PUCRS/Grupo Oncoclínicas, em parceria com o +Uro, serviço de Urologia do HSL, realizarão um amistoso a fim de conscientizar a comunidade sobre a importância da saúde do homem. Em alusão à campanha Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata, a iniciativa contará com a participação de médicos oncologistas e urologistas, além de demais colaboradores convidados, que jogarão juntos em prol da conscientização e prevenção.

O jogo acontecerá no Parque Esportivo da PUCRS (Av. Ipiranga, 6690 – Partenon, Porto Alegre) e contará com a arbitragem de Carlos Simon, ex-árbitro de futebol, jornalista e comentarista esportivo. A entrada no evento será gratuita, aberta à comunidade e não é necessário realizar inscrição prévia.

Para o chefe do +Uro, Gustavo Carvalhal, novembro é o mês em que o mundo todo discute a importância e relevância da prevenção do câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens e que é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). "É preciso alertar para a importância que existe no fato do homem procurar atendimento médico, especialmente a partir dos 50 anos, e realizar as revisões periódicas dependendo dos seus fatores de risco para identificar essa doença de forma precoce. Por isso, organizamos esta iniciativa e convidamos a todos para este amistoso contra o câncer, pois será uma partida em que oncologistas e urologistas estarão juntos em prol da saúde do homem", destaca.

No âmbito mundial, o câncer de próstata é responsável por 3,8% das mortes somadas a todos os tipos de tumores, conforme dados mais recentes da GLOBOCAN, levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde que avalia os impactos do câncer nos diferentes países. Ainda de acordo com o INCA, no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos no Brasil em decorrência de tumores de próstata. No entanto, o a doença é um tipo de neoplasia maligna (tumor) com uma perspectiva de cura otimista caso seja identificado rapidamente.

Diante o cenário, cada vez mais é necessário criar ferramentas e iniciativas que estimulem uma cultura de cuidado preventivo à saúde do homem, como avalia o médico rádioncologista Dr. Fernando Obst, da Oncoclínicas. "Por todo apelo que possui em nosso país, o futebol nos traz uma grande janela para mobilizar o público masculino de forma positiva. Além de lembrar da importância de realizar os exames preventivos e de adotar hábitos de vida saudáveis, ainda queremos alertar através do esporte que o câncer de próstata também tem cura graças aos recursos terapêuticos hoje existentes e a competência técnica de nossos profissionais", destaca Dr. Fernando, um dos organizadores do jogo amistoso. 


Autor: Tiago Ritter - Moglia Comunicação
Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor da Foto: Freepik

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581