.
 
 
12° Festival Internacional Sesc de Música inicia em Pelotas com cortejo e concerto de Bossa Nova
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


16/01/2024

12° Festival Internacional Sesc de Música inicia em Pelotas com cortejo e concerto de Bossa Nova

Até dia 26/01, serão 63 apresentações artísticas gratuitas

A edição de 2024 do Festival Internacional Sesc de Música iniciou oficialmente nesta segunda-feira, 15 de janeiro, em Pelotas com o tradicional cortejo pelas ruas centrais da cidade. Com saída do Largo do Mercado Público, alunos e professores levaram acordes e divertiram o público em uma grande festa em celebração à cultura. A programação seguiu com plateia cheia para assistir ao Concerto Bossa Nova no RS, apresentado pela UCS Orquestra no Theatro Guarany, com regência do maestro Manfredo Schmiedt e Pedrinho Figueiredo como solista e arranjador. 

"Desde a primeira edição, tínhamos o desejo de transformar esse evento em uma referência e hoje ele é um dos maiores de música de concerto da América Latina. Ficamos muito felizes com o papel que ele tem para os jovens, para a cidade e para a comunidade", destacou o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn. Neste contexto, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, ressaltou que o evento exalta a identidade local. "Sesc e Senac têm sido parceiros muito importantes para tornar a cidade melhor. É uma emoção muito grande participar de mais um ano. Essa iniciativa representa tanto para nós, pois fala sobre quem somos, sobre uma plateia que se fortalece a cada ano com um festival democrático, inclusivo e qualificado", disse.

Durante a cerimônia, a secretária Estadual de Cultura, Beatriz Araujo, enalteceu as parcerias com a instituição para o desenvolvimento de projetos culturais: "Todas as parcerias com o Sesc/RS têm sido extremamente importantes e a cidade merece esse festival. Desejo que esse seja mais um evento de grande magnitude", ressaltou.

No aspecto pedagógico, o festival recebe cerca de 400 alunos de 22 estados brasileiros e de cinco países para aperfeiçoarem suas técnicas com 46 renomados profissionais de diferentes partes do mundo. "O evento tem a função de desenvolver o comércio local, o turismo, gerar receita para a cidade e movimentar a cultura. Além disso, o festival tem a missão de entender e enxergar o poder de uma juventude. Então a todos os alunos, eu quero ressaltar que o Sesc e todos nós acreditamos em vocês, então acreditem também", disse a diretora de Programas Sociais do Sesc Nacional, Janaina Cunha Melo, durante a abertura oficial.

A programação segue até o dia 26 de janeiro. Serão 63 apresentações artísticas gratuitas em diferentes pontos da cidade, como espaços culturais e públicos, dentre hospitais, igrejas, o Theatro Guarany e a Praia do Laranjal. Exclusivamente os espetáculos que acontecerão no Theatro Guarany demandam a reserva prévia de ingressos pelo site www.sesc-rs.com.br/festival, onde está disponível a programação completa do evento, ou, presencialmente, na bilheteria do Theatro. Para quem não conseguir antecipar a retirada, haverá um número limitado de ingressos à disposição no local às 18h do dia das apresentações. 

Sobre o Festival Internacional Sesc de Música

Em sua 12ª edição, o evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, em parceria com o Ministério da Cultura, e tendo como diretor artístico o maestro Evandro Matté, o Festival atua em dois eixos principais: Pedagógico e Sociocultural. No plano Pedagógico, são ofertados cursos de instrumentos, composição, canto lírico, choro, prática de música de concerto e câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica para estudantes e profissionais da música. Já no Sociocultural, são realizados recitais de professores e alunos, além de uma ampla programação de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade. O 12º Festival Internacional Sesc de Música conta com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e SIM Rede de Postos, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet); o evento tem, ainda, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas/RS. O apoio cultural fica por conta da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Expresso Embaixador e Nave. Já o apoio educativo é da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPeL) e Unisinos. 

12º Festival Internacional Sesc de Música

O que é? O Festival Internacional Sesc de Música é um dos maiores da área na América Latina e tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais 

Data: De 15 a 26 de janeiro de 2024, em Pelotas 

Como acontece? Durante o Festival, os alunos participam das classes (cursos) e ensaios nos turnos da manhã e tarde; e apresentações que podem ocorrer pela manhã, tarde ou noite. Todas as apresentações têm entrada franca para a comunidade. 

Classes de Música de Concerto: turno da manhã

Classes de Canto Lírico e Choro: manhã e tarde

Ensaios de orquestras, música de câmara: turno da tarde e vespertino

Ensaios de recitais de alunos: manhã e tarde (a combinar com o coordenador da área) 

Programação: 

16/01 (Terça-feira)

15h – Grupo de Cordas do Festival (Hospital Beneficência Portuguesa)* 

19h – Recital Voz, Harpa e Violoncelo – Grupo Tricordi 24 (Clube Caixeiral) 

19h – Big Band Democrata – Palco Móvel Sesc (Largo de Portugal)

20h – Sexteto Orquestra Jovem Sesc Mato Grosso do Sul (Paróquia Santa Terezinha)  

20h30 – Quarteto Ibirapitanga (Theatro Guarany)  

17/01 (Quarta-feira)

13h – Recital de Alunos (Conservatório de Música da UFPel)  

13h – Grupo de Cordas do Festival (Campus da Saúde UCPel)* 

18h – Sexteto de Cordas Sesc Roraima (Catedral do Redentor) 

19h – Recital de Harpa, Madeiras, Cordas e Piano | Liuba Klevtsova (RUS), Renan Mendes (BRA), Liviu Prunaru (ROM), Cristian Budu (BRA) (Clube Caixeiral) 

19h – Camerata Negrinho Martins – Palco Móvel Sesc (Colônia Z3)  

19h – Grupo de Choro do Festival (Associação Otroporto) 

20h30 – Por Amores, Amigos e Acordes | Grupo Yangos, Lúcio Yanel e Rodrigo Maciel (Theatro Guarany) 

18/01 (Quinta-feira)

13h – Recital de Alunos (Conservatório de Música da UFPel) 

14h – Grupo de Cordas do Festival (Hospital São Francisco de Paula)* 

19h – Autocine Brazilian Blend (Shopping Pelotas) 

19h – Recital de Metais, Piano, Madeiras | José Milton Vieira (BRA), Paulo Bergmann (BRA), Sarah Hornsby (EUA), Carlos Gontijo (BRA), Fernando Deddos (BRA), Michel Lethiec (FRA), Diego Grendene (BRA), Giorgio Mandolesi (ITA) (Clube Caixeiral) 

19h – Camerata Negrinho Martins – Palco Móvel Sesc (B. Navegantes) 

20h30 – Ópera I Pagliacci | CORS (Theatro Guarany)  

19/01 (Sexta-feira)

13h – Recital de Alunos (Conservatório de Música da UFPel)

14h – Grupo de Cordas do Festival (Hospital Escola UFPel)* 

19h – Recital de Cordas, Piano e Canto Lírico | Stanimir Todorov (BUL), André Carrara (BRA), Flavio Leite (BRA), Cristian Budu (BRA), Pablo de León (BRA), Davide Alogna (ITA), Gabriel Marin (BRA), Eder Kinappe (BRA) (Clube Caixeiral)

19h30 – Orquestra de Câmara Sesc Minas Gerais (Catedral Metropolitana São Francisco de Paula)

19h – Camerata Negrinho Martins – Palco Móvel Sesc (Balneário dos Prazeres)

20h – Orquestra Municipal e do Areal – Paróquia São José (B. Fragata)

20h – Banda Sinfônica Acadêmica | Regente Anderson Alves (BRA) – Praia do Laranjal (Palco do Festival) 

20/01 (Sábado)

13h – Recital de Alunos (Conservatório de Música da UFPel)

17h – Big Band Democrata – Palco Móvel Sesc (Parque da Baronesa)

19h – Recital de Metais, Percussão e Piano | Flavio Gabriel (BRA), Eric Aubier (FRA), Alma Liebrecht (EUA), Bernardo Silva (PRT), José Milton Vieira (BRA) Rodrigo da Rocha (BRA), Luiz Ricardo Serralheiro (BRA), Fernando Deddos (BRA), Douglas Gutjahr (BRA), Rubén Zúñiga (CHI), Paulo Bergmann (BRA), André Carrara (BRA) (Clube Caixeiral)

19h30 – Gafieira do Festival – Festival na Comunidade (Nave)

20h – Especial Queen | Orquestra da Ulbra e Vocal Takt – Praia do Laranjal (Palco do Festival) 

21/01 (Domingo) 

17h – Autocine Brazilian Blend – Palco Móvel Sesc (Parque da Baronesa)

18h – Recital Classe de Piano (Conservatório de Música da UFPel)

18h – Grupo de Metais do Festival (Casa da Praia Sesc Laranjal)

19h30 – Big Band Democrata (Nave)

20h30 – Orquestra Sinfônica Acadêmica | Regente Tadeusz Wojciechowski (POL) (Theatro Guarany) - Espetáculo com transmissão ao vivo pelo site do Festival

21h – Sexteto Gaúcho (Food Hall Quartier) 

22/01 (Segunda-feira) 

13h – Recital de Alunos (Conservatório de Música da UFPel)

19h – Recital de Cordas, Piano, Harpa, Madeiras | Pablo de León (BRA), Stanimir Todorov (BUL), Paulo Bergmann (BRA), Liuba Klevtsova (RUS), Renan Mendes (BRA), Philip Nodel (RUS), Gabriel Marin (BRA), Clemens Weigl (ALE) (Clube Caixeiral)

19h – Sexteto de Cordas Sesc Pará (Igreja Sagrado Coração de Jesus – Porto)

20h30 – Orquestra de Choro do Festival | Núcleo de Alunos do Festival (Theatro Guarany) - Espetáculo com transmissão ao vivo pelo site do Festival 

23/01 (Terça-feira) 

10h30 – Sinfonia Magis | Palestra Gestão e Liderança Através da Música (Hotel Jacques Tower)** 

13h – Recital de Alunos (Conservatório de Música da UFPel)

15h – Grupo de Choro do Festival (Rodoviária de Pelotas) 

19h – Recital de Madeiras, Metais e Cordas | Renan Mendes (BRA), Philip Nodel (RUS), Viktoria Tatour (BIE), Michel Lethiec (FRA), Diego Grendene (BRA), Giorgio Mandolesi (ITA), Alma Liebrecht (EUA), Bernardo Silva (PRT), Pedro Gadelha (BRA), Eder Kinappe (BRA) (Clube Caixeiral)

20h30 – Gala Lírico | Núcleo de Alunos do Festival (Theatro Guarany)  

24/01 (Quarta-feira) 

10h – Octeto de Sopros do Maranhão (Unidade Cuidativa de Pelotas)

13h – Recital de Alunos (Conservatório de Música da UFPel)

15h – Grupo de Saxofone do Festival (Asilo de Mendigos de Pelotas)* 

19h – Recital de Cordas, Madeiras e Piano | Sarah Hornsby (EUA), Pedro Gadelha (BRA), Gabriel Marin (BRA), Davide Alogna (ITA), Max Uriarte (BRA) (Clube Caixeiral)

20h – Grupo de Canto do Festival – Comunidade Católica Jesus Operário (Monte Bonito)

20h30 – Orquestra Jovem Sesc Brasil | Núcleo Sopros e Percussão (Theatro Guarany) - Espetáculo com transmissão ao vivo pelo site do Festival 

25/01 (Quinta-feira) 

13h – Recital de Alunos (Conservatório de Música da UFPel)

16h – Grupo de Choro do Festival (Hospital Espírita)* 

19h – Recital de Canto lírico, Piano e Cordas | Eiko Senda (JAP), Max Uriarte (BRA), Cristian Budu (BRA), Alberto Dourthé (CHI), Anna Serova (RUS), Clemens Weigel (ALE) (Clube Caixeiral)

20h – Camerata Orquestra Jovem Sesc – Paróquia Amor Divino (Colônia Sto. Antônio) 

20h30 – Banda Sinfônica Acadêmica | Regente Anderson Alves (BRA) (Theatro Guarany) - Espetáculo com transmissão ao vivo pelo site do Festival 

26/01 (Sexta-feira)

13h – Recital de Alunos (Conservatório de Música da UFPel)

15h – Grupo de Canto do Festival (Conservatório de Música da UFPel) 

17h – Classe de Choro do Festival (Conservatório de Música da UFPel)

20h30 – Orquestra Acadêmica | Regente Evandro Matté (BRA) (Largo Mercado Público) - Espetáculo com transmissão ao vivo pelo site do Festival 

Programação sujeita a alterações, confira o site www.sesc-rs.com.br/festival  

*Restrito aos usuários do espaço.  

**Atividade específica para empresários e gestores.


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de Comunicação Sesc/RS
Autor da Foto: Paulo Rossi

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581