.
 
 
Deputado Pedro Westphalen apresenta requerimentos para criação de comissões sobre a dengue
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


19/03/2024

Deputado Pedro Westphalen apresenta requerimentos para criação de comissões sobre a dengue

Parlamentar, que já alertava sobre aumento de casos em junho de 2023, quer ações coordenadas entre entes federados para evitar agravamento da situação

Presidente da Frente Parlamentar Mista da Saúde no Congresso Nacional, o deputado Pedro Westphalen (Progressistas) apresentou dois requerimentos para ampliar a discussão sobre o avanço da dengue no Brasil. Conforme o parlamentar, os protocolos solicitam a criação de uma Comissão Externa e de uma Subcomissão no âmbito da Comissão de Saúde para debater o tema. "Apesar das ações de imunização e das campanhas de combate à dengue do Ministério da Saúde, já ultrapassamos 1 milhão de casos neste ano. No Rio Grande do Sul, já temos casos de mortes entre pessoas sem comorbidades, o que é preocupante.", justificou.

O parlamentar explicou que apresentou dois requerimentos para dar agilidade ao pedido. "A criação da Comissão Externa é avaliada apenas pela presidência da Câmara, já a criação da subcomissão precisa passar pela análise da Comissão de Saúde, que analisará o pedido na reunião desta quarta-feira (20). Vamos tentar todos os caminhos", disse.

Em 2023, o deputado já alertava sobre a situação da dengue no Brasil. Em junho do ano passado, ele foi o proponente de uma audiência pública sobre o assunto na Câmara. "A dengue é um problema de todos. Na metade de 2023, já tínhamos um aumento de casos em muitas regiões do país e pouco foi feito para evitar essa situação", enfatizou Westphalen.

De 1º de janeiro a 6 de março de 2024, o Brasil totalizou 1.289.897 casos prováveis de dengue, com 329 mortes e outras 767 em investigação. Os dados são do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde. A doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti já é classificada como uma emergência de saúde pública em seis Estados e no Distrito Federal. Por trás desse fenômeno, estão diversos fatores, como as mudanças climáticas, a urbanização desenfreada e a perda de controle sobre os criadouros do mosquito. 


Autor: Redação
Fonte: Critério
Autor da Foto: Freepik

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581