
A ADRA Brasil (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais) abriu uma convocatória para recrutar famílias afetadas pelas enchentes de maio no Rio Grande do Sul. O objetivo é distribuir vouchers multipropósito, que permitirão aos beneficiários comprar bens essenciais, como parte das ações de resposta e recuperação pós-crise da entidade.
A convocatória está aberta para residentes de cinco municípios: São Leopoldo, Guaíba, Eldorado do Sul, Canoas e as ilhas de Porto Alegre. "Estamos buscando famílias que tenham sido diretamente impactadas pelas enchentes e que atendam aos critérios de seleção estabelecidos para o recebimento do auxílio", explicou André Alencar, coordenador de emergências da ADRA Brasil.
Critérios para o cadastro
Para participar, os candidatos devem comprovar que foram afetados diretamente pelas enchentes, seja em suas casas ou locais de trabalho, com evidências como fotos ou vídeos. Além disso, é necessário que o grupo familiar tenha crianças de até cinco anos, com a devida comprovação documental.
As inscrições podem ser feitas via WhatsApp, pelo número (61) 98153-5353. "É importante destacar que o preenchimento dos requisitos não garante a obtenção do auxílio, mas sim a participação no processo seletivo, que avaliará diversos fatores antes de conceder o benefício", esclareceu Alencar.
Atuação da ADRA no Rio Grande do Sul
A ADRA tem atuado intensamente no estado, após as fortes chuvas que atingiram a região em maio. Até agosto, a organização já assistiu 51.898 pessoas e espera atender mais de 70 mil até o fim de 2024. A ajuda tem se concentrado em 33 municípios, como Arroio do Meio, Cachoeirinha, Estrela, Lajeado, Novo Hamburgo e Porto Alegre.
Entre as atividades realizadas, destacam-se a gestão de quatro abrigos em Porto Alegre, o atendimento especializado a 4.225 crianças e adolescentes em situação vulnerável, a distribuição de kits de higiene e alimentos a 4.103 famílias, além da entrega de 15 mil refeições e lavagem de 35 mil quilos de roupas.
Sobre a ADRA
A ADRA é uma agência humanitária internacional presente em 120 países, que trabalha com pessoas em situação de vulnerabilidade. No Brasil, onde atua há 40 anos, a agência se baseia nos princípios de justiça, compaixão e amor para realizar suas ações. Em 2023, a ADRA Brasil assistiu 713.598 pessoas, executou 276 projetos (de desenvolvimento e de resposta a emergências) e contou com o apoio de 2.703 funcionários e 1.011 voluntários.
Como ajudar?
Para quem deseja contribuir com as ações da ADRA, é possível realizar doações via PIX, usando o e-mail sos@adra.org.br, ou por transferência bancária para a conta do Banco Santander (Agência: 1181, Conta Corrente: 13001730-4, CNPJ: 01.467.063-0001/15).
A convocatória segue aberta até o preenchimento das vagas disponíveis. A ADRA reforça o seu compromisso de atuar com transparência e agilidade para garantir que a ajuda chegue aos que mais precisam.