.
 
 
Originário do osso, preenchedor de rugas substitui ácido hialurônico
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


30/11/2009

Originário do osso, preenchedor de rugas substitui ácido hialurônico

Ao contrário do que ocorria anos atrás, hoje os especialistas buscam efeitos temporários em seus tratamentos

Depois da bioplastia (que não deixou saudades) e do incensado ácido hialurônico --atualmente o preenchedor de rugas mais utilizado no mundo--, um produto com substância originária do osso vem ganhando espaço nos consultórios dermatológicos.

A hidroxiapatita de cálcio apresenta como principal vantagem a durabilidade maior. Enquanto o ácido hialurônico pode durar de nove meses a um ano, seus efeitos se estendem por cerca de dois anos. O custo, porém, é até 60% superior.

"Além de preencher imediatamente os sulcos, ela estimula a produção de colágeno, o que dá uma durabilidade maior ao tratamento", explica Alexandre Filippo, da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).

O produto é utilizado em rugas mais profundas, diferentemente do ácido hialurônico --que, mais versátil, pode ser usado em sulcos tanto superficiais como aprofundados, dependendo das características da fórmula. A hidroxiapatita também pode ser alocada perto do osso, agindo como um volumizador.

A aplicação é menos traumática, pois prescinde de cânulas --necessárias para a aplicação do ácido hialurônico na mesma camada.

Colágeno

Há cerca de três décadas a hidroxiapatita é usada por outras especialidades, como ortopedia e odontologia. Há estudos sobre o uso cosmético do produto --cujo nome comercial é Radiesse-- desde meados dos anos 90.

Atualmente, ele é sintetizado em laboratório, apresentado em forma de microesferas imersas em cápsulas de gel. Após aplicado, o gel é absorvido pelo organismo, que manterá partículas de cálcio e fósforo. Elas então vão atuar no estímulo à produção de colágeno, que surge no local do implante e também ao seu redor.

"Com 16 semanas, ele está instalado em torno das partículas do implante. O colágeno em crescimento vai se infiltrando e ocupando o espaço", destacou o dermatologista João Roberto Antonio, da clínica Pelle, de São José do Rio Preto (SP), no 2º Simpósio Nacional de Cosmiatria e Laser da SBD, ocorrido neste mês no Rio de Janeiro.

Os cuidados após a aplicação são semelhantes aos necessários para o ácido hialurônico. "Apenas peço ao paciente para evitarem exercícios físicos e assim prevenir a transpiração e possível contaminação do local", afirma Carlos Roberto Antonio, também da clínica Pelle.

Duração

Apesar de durar mais, o Radiesse não tem resultado definitivo. Ao contrário do que ocorria anos atrás, hoje os especialistas buscam efeitos temporários em seus tratamentos. "O que é definitivo hoje é obsoleto amanhã", diz Filippo.

"Quase sempre o paciente quer algo definitivo, mas com o tempo os tecidos vão mudando de lugar. A solução é fazer algo temporário, porém mais duradouro", considera Andreia Mateus, coordenadora do Departamento de Cosmiatria da SBD.

A dermatologista cita o boom da bioplastia, ocorrido anos atrás. O procedimento, que preconiza a aplicação de polimetilmetacrilato, o PMMA, promove um preenchimento definitivo. "O material é uma espécie de plástico. Hoje vemos nos consultórios complicações decorrentes dessas aplicações."

O PMMA também impede a realização de tratamentos novos, como a utilização de lasers para a redução de manchas e rugas. Atualmente, o material é indicado apenas para pacientes com baixa imunidade e grandes distrofias, como os portadores de HIV.


Autor: Mary Persia
Fonte: Folha online

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581