.
 
 
Países da América Latina e Caribe buscam maior integração na área médica
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


30/11/2009

Países da América Latina e Caribe buscam maior integração na área médica

O Brasil é representando na Confemel pelo Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira, Federação Nacional dos Médicos e Sindicato Médico do Rio Grande do Sul

A Assembléia Geral Ordinária da Confederação Médica Latino-americana e do Caribe (Confemel), que aconteceu esta semana na Guatemala, terminou na sexta-feira (27) com um pedido de maior integração de todos os países da região para participar da Associação Médica Mundial, a World Medical Association (WMA).

O presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), José Luiz Gomes do Amaral, pediu aos representantes dos 17 países presentes que se unam na luta por melhores condições para os médicos. Atualmente, apenas quatro países da América Latina compõem a WMA: Brasil, Venezuela, Argentina e Uruguai.

Outro destaque do encontro foi a apresentação do presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz d'Avila, a respeito do projeto de ato médico no Brasil. Ele falou sobre a tramitação e repercussões brasileiras a respeito do projeto de lei 7.703/200. No dia 21 de outubro, após sete anos de tramitação envolvendo lutas, concessões e acordos, o texto foi aprovado e encaminhado para votação no Senado.

Pandemia - Outros temas trazidos foram a má remuneração dos médicos do continente e a situação dos profissionais venezuelanos por conta da situação político-institucional daquele país. O impacto da pandemia de Gripe A H1N1, a dengue hemorrágica, a desnutrição, o uso racional de medicamentos e as propostas para a Declaração de Guatemala foram também abordados durante a Assembléia Geral. A Declaração de Guatemala promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência.

Os participantes ainda manifestaram seu apoio aos médicos da Espanha, onde enfermeiras podem prescrever e fazer diagnóstico. Uma carta de repúdio, redigida pelo ex-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Edson de Oliveira Andrade, foi homologada pela Confemel.

O encontro reuniu representantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. O Brasil é representando na Confemel pelo Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira, Federação Nacional dos Médicos e Sindicato Médico do Rio Grande do Sul.


Autor: Imprensa
Fonte: CFM

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581