.
 
 
Falta de sono afeta profissionais que lidam com situações sob pressão
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


05/12/2009

Falta de sono afeta profissionais que lidam com situações sob pressão

O estudo foi publicado no periódico científico SLEEP

Deixar de dormir algumas noites afeta as respostas que necessitam de precisão e pode levar a erros perigosos, especialmente para os profissionais que trabalham com emergências, incluindo policiais, bombeiros, médicos ou outros serviços que precisam de atenção extrema e que trabalham em turnos contínuos.

Todd Maddox e David Schnyer, da Universidade do Texas, EUA, indicam em seu estudo que uma privação do sono, mesmo que moderada, causa uma mudança nas respostas cognitivas das pessoas, de um processo mais rápido e acurado de categorização da informação para um processo mais controlado e baseado em regras e automatismos, resultando em uma pior performance.

Os pesquisadores examinaram como a privação de um tempo do sono causou efeitos negativos no processo integrado-informacional, uma operação cognitiva que se baseia na tomada de decisões instantâneas (também conhecido como reflexo).

Os pesquisadores contaram com a ajuda de 49 cadetes do exército que foram acompanhados durante 2 dias. Uma série de atividades foi proposta, e repetida após 24 horas. Uma parte dos participantes foi privado do sono, em tempos diversos, enquanto uma outra parte – que serviu de grupo de comparação, ou grupo controle – descansou.

As atividades feitas pelo grupo de controle tiveram uma melhora de 5% em relação ao dia anterior, principalmente quando as tarefas eram feitas após o período de descanso. No grupo privado do sono a acuidade das performances caiu 3% de um dia para o outro e pioravam quanto mais esses participantes mudavam suas repostas integradas para respostas baseadas em regras ou automatizadas.

O estudo, que foi publicado no periódico científico SLEEP, mostrou que a medição do nível de cansaço dos participantes podia ser medido pelo quantidade de recorrências de ações automatizadas. Essa foi a primeira vez que um estudo mostrou um procedimento de medição cognitivo para esse tipo de atividade.

As variações dos efeitos da falta de sono tiveram resultados bastante díspares, o que pode ajudar no treino desses profissionais que lidam com situações sob pressão, onde vida e morte dependem de atitudes e decisões rápidas.


Autor: Imprensa
Fonte: O que eu tenho?

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581