.
 
 
Câmara Técnica avalia integração do homem no PSF
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


16/12/2009

Câmara Técnica avalia integração do homem no PSF

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem será implementada no Programa de Saúde da Família

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem será implementada no Programa de Saúde da Família (PSF). Segundo o coordenador da área técnica do Ministério da Saúde, Baldur Schubert, a ação depende fundamentalmente das ações dos municípios e das peculiaridades regionais.

O representante do Ministério esteve reunido na manhã desta quarta-feira (16) com a Câmara Técnica de Medicina de Família e Comunidade do CFM. Baldur Schubert enalteceu que os homens, de forma geral, habituaram-se a evitar o contato com os espaços de saúde. “Observamos que nos consultórios ou unidades de saúde a presença é maioria feminina. As mulheres acabam participando do processo. Elas marcam consultas e os acompanham”, disse Schubert. Para ele, os homens não procuram assistência por barreiras sócio-culturais e pela inadequação dos serviços.

Embora a expectativa de vida dos homens tenha aumentado de 59,7 para 68,4 anos entre 1980 e 2005, desde 1991 ela vem se mantendo 7,6 anos abaixo da média das mulheres. A conselheira, Glória Lopes, lembra que, tradicionalmente, o sistema de saúde tem dado prioridade à atenção a crianças, mulheres e idosos, “considerando-os como estratos mais frágeis da sociedade”.

A faixa etária de 29 a 59 anos, idade é mais comum para o surgimento de doenças como o câncer de pênis, de próstata e doenças cardiovasculares. “Os homens vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e, de cada três mortes de pessoas adultas externas, duas são de homens. Os médicos precisam estar atentos para o sexo masculino”, enfatizou o coordenador da CT, Celso Murad.

ENCM - A proposta é que o assunto se estenda para o Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina. O evento será promovido nos dias 3, 4 e 5 de março, em Santa Catarina.

Além da saúde do homem, a CT selecionou mais três módulos para a mesa de saúde de família para o Encontro: Ética e bioética no PSF e saúde comunitária; Defesa profissional; Ideologia funcional do PSF.

A Câmara Técnica de Medicina de Família e Comunidade é formada por Celso Murad (CFM), Glória Lopes (CFM), Irapuan Júnior (CRM-AL), Otino José de Araújo Freitas (FENAM), Otino José Freitas (FENAM), Assuero Gomes (Unimed), Nulvio Lermen Junior (Ministério da Saúde), Armando Martinho Bardou Raggio (ABRASCO), José Roberto Pereira de Sousa (SBMFC), Marcello Dala Bernardina Dalla (SBMFC).


Autor: Setor de Imprensa
Fonte: Conselho Federal de Medicina

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581