.
 
 
Paraolimpíadas
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


17/12/2009

Paraolimpíadas

Unimed-Rio apoia os campeões de 2016

A euforia pela vitória do Rio de Janeiro na corrida para sediar as Olimpíadas de 2016 já passou. É hora de colocar a mão na massa e começar os preparativos. Será uma grande oportunidade para a cidade se mostrar para o mundo, desenvolver todo seu potencial turístico e ainda deixar um grande legado para os cidadãos cariocas.

Vale destacar que com o direito de organizar as olimpíadas, vem também o direito de organizar as Paraolimpíadas. E um ponto chama atenção: apesar dos atletas paraolímpicos brasileiros estarem fazendo bonito mundo afora, nossa cidade ainda carece de uma estrutura adaptada às necessidades especiais.

A Unimed-Rio, que recentemente apoiou o Campeonato Mundial Paraolímpico de Natação e formou uma equipe de nadadores de alto nível formada, entre outros nomes, pelo recordista mundial Daniel Dias, estende seu apoio ao esporte patrocinando a Casa do Atleta Paraolímpico, um centro de treinamento para receber atletas de alto desempenho.

A Casa do Atleta Paraolimpíco, que teve sua pedra fundamental lançada em 7/12, será o primeiro centro de treinamento nacional adaptado e voltado exclusivamente para o esporte paraolímpico. “Vamos fazer uma estrutura completa para ter tudo o que for necessário para preparar nossos campeões do presente e do futuro”, destaca Marcos Malafaia, presidente do Instituto Superar, entidade responsável pelo projeto e também apoiada pela Unimed-Rio.

Situada em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, ela contará com alojamentos, piscina semi-olímpica, campo de futebol, quadra de tênis, ginásio coberto, sala de musculação, pista de atletismo, caixa de areia, lavanderia e cozinha industrial. Tudo para que os atletas tenham a disposição uma estrutura que os deixe concentrados somente em uma coisa: treinar.

Daniel Dias, atleta patrocinado da Unimed-Rio e ganhador de oito medalhas do ouro no Mundial Paraolímpico de Natação do Rio de Janeiro, era um dos mais entusiasmados no evento de lançamento da Pedra Fundamental do empreendimento. “Este é um grande passo para o esporte. 2016 já está logo ali, então temos que começar a nos preparar.

Esse centro será ótimo para concentrar os atletas em épocas de competição, além de ajudar a unir ainda mais o grupo”, disse Daniel.
As obras da Casa do Atleta Paraolimpíco começarão em janeiro de 2010 e tem a entrega prevista para o início do ano seguinte.

Nadando Contra a Corrente: um modelo de projeto a ser seguido

Um dos destaques do novo centro de treinamento são as possibilidades de inclusão social que se abrem. “Naturalmente, teremos um tempo ocioso no espaço, portanto pretendemos estender a utilização do centro para projetos sociais focados na descoberta de novos talentos esportivos, como já funciona o Nadando Contra a Corrente, da Unimed-Rio. Pretendemos que cada empresa patrocinadora adote uma modalidade, patrocinando tanto os atletas de ponta como os novos talentos“, explica Malafaia.

O Nadando Contra a Corrente é composto por meninos e meninas selecionados de acordo com critérios técnicos, como desempenho esportivo e rendimento atlético, mas também dotados de um pensamento vencedor e postura exemplar. O projeto inclui acompanhamento dos atletas por profissionais especializados, treinos diários, musculação, alimentação, transporte, uniforme e participação em competições regionais e nacionais.

“Tanto a Casa do Atleta Paraolímpico quanto o Nadando Contra a Corrente são projetos alinhados com os valores da Unimed-Rio. A reprodução deste modelo e sua adoção por outras empresas indicam que estamos no rumo certo e, mais do que isso, abrindo o caminho com criatividade e pioneirismo”, explica Virginio Sanches, Superintendente de Comunicação e Sustentabilidade.

Os atletas Marcelo Santos e Giovanni Villas-Bôas são os dois primeiros talentos descobertos pelo projeto. Oriundos do Nadando Contra a Corrente e agora membros da Equipe Unimed-Rio de Natação Paraolímpica, eles servem de espelho para toda uma futura geração de atletas paraolímpicos, que podem dar suas primeiras braçadas sonhando com competições internacionais e, quem sabe, medalhas.


Autor: João Amorim
Fonte: Agência UNIMED

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581