.
 
 
Hospitais Universitários terão modelo único de gestão
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


18/12/2009

Hospitais Universitários terão modelo único de gestão

Programa do MEC prevê a informatização das 46 instituições federais. Estimativa inicial de investimento é R$ 147 milhões

O projeto foi desenhado depois de uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União nos hospitais, que gerou um documento com uma série de recomendações para a melhoria da administração das organizações. Agora o MEC trabalha no desenvolvimento de um modelo único de gestão dos hospitais universitários e no programa de informatização. "O grande objetivo é ter uma gestão mais eficiente das instituições, garantindo uma melhor aplicabilidade dos recursos destinados a eles", afirma o coordenador geral dos Hospitais Universitários da Secretaria de Educação Superior do MEC, Celso Araújo.

A entidade elegeu o Hospital das Clínicas de Porto Alegre, ligado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), como modelo a ser replicado pelas 46 instituições federais e destinou uma equipe de técnicos para desenvolver os softwares a serem instalados nos hospitais. "A equipe está trabalhando na transformação de um sistema servidor dependente e proprietário para um sistema baseado em web com código livre, o que facilitará a adição de novos aplicativos", aponta o coordenador.

Com a unificação dos sistemas, será possível gerar indicadores únicos na gestão dos hospitais universitários e padronizar os processos e a compra de insumos. "Assim teremos melhores condições de identificar as áreas que demandam mais recursos".

A próxima etapa consiste no diagnóstico da situação de cada uma das instituições quanto a estrutura de TI, à equipe e aos processos das instituições. A partir de então será possível precisar o valor a ser investido no projeto todo, com a aquisição dos equipamentos, a contratação e capacitação dos profissionais e a implantação dos sistemas.

A estimativa inicial de investimento é de aproximadamente R$ 147 milhões, considerando o custo operacional de transformação de sistema e o custo de implantação do software em cada um dos 46 hospitais. A expectativa é que até junho de 2010 os quatro principais módulos do sistema estejam implantados nos hospitais e que todo o projeto seja concluído até o final do ano. "Não queremos correr o risco de o projeto ser descontinuado no próximo governo", pontua.

 


Autor: Redação
Fonte: Saúde Business Web

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581