
O objetivo da ação é preparar os profissionais para o aumento significativo de pacientes, durante o período de veraneio. Os treinamentos, liderados pelo gestor do serviço de cardiologia do Mãe de Deus Dr. Euler Manenti, abordam, entre outras coisas, situações emergenciais como o infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC).
Além do apoio à gestão desses hospitais, o Mãe de Deus também dispõe do sistema de telemedicina. A iniciativa consiste em uma rede interligada entre todos os hospitais do Sistema de Saúde Mãe de Deus no Rio Grande do Sul. Via teleconferência, especialistas sediados no Hospital, em Porto Alegre, poderão instruir profissionais da área médica em unidades distantes para tratar casos mais graves.
De acordo com Manenti, o projeto possibilita um tratamento mais efetivo de casos como acidente vascular crebral (AVC) ou Infarto Agudo do Miocardio “Um neurologista e um cardiologista de Porto Alegre podem examinar um paciente em Torres e apontar a um clínico geral quais são as medidas a serem tomadas,” exemplifica.