
No último ano o crescimento na produção de medicamentos genéricos do Laboratório Teuto apresentou números cinco vezes maiores que os do mercado, segundo o IMS Health - instituto de auditoria e pesquisa global do setor farmacêutico. De acordo com a auditoria apresentada no mês de novembro o crescimento do Teuto ultrapassou os 108,84% contra 19,15%.
"O crescimento foi o mais significativo entre as 20 maiores empresas do ranking", afirmou o diretor comercial do Teuto, Osvaldo Soares. Entre os fatores que impulsionaram este crescimento estão ações comerciais mais agressivas, principalmente junto a grandes redes de farmácias. Além disso, houve um aumento na captação dos números do Laboratório Teuto pelo IMS Health.
No tocante a lançamentos de produtos, 2009 também foi um bom ano e anima as perspectivas para 2010. "Fechamos o ano com um crescimento de 28% no número de novos produtos, em relação a 2008. Vamos iniciar 2010 com seis novos produtos que já estão prontos para serem lançados, e até o fim do ano a perspectiva é dobrar o número de lançamentos em relação a 2009", adianta o responsável pela área de lançamentos de novos produtos do Teuto, Rodrigo Macedo.
De acordo com Rodrigo, 50% desses lançamentos foram de medicamentos genéricos. No entanto, foram realizados lançamentos importantes nas linhas de medicamentos similares - Calsupre D® (Sumpelento de Clácio + Vita D3 + Zinco) - e na linha de cosméticos - Daily Care (Sabonete para a higiene íntima feminina).
Além da continuidade no lançamento de medicamentos genéricos, OTC (sem necessidade de prescrição médica) e Marca, a empresa prevê o ingresso em novos nichos de mercado para o primeiro trimestre de 2010. As boas expectativas são sustentadas principalmente pela queda de algumas importantes patentes de medicamentos, o crescimento da empresa à frente do crescimento do mercado, as recentes fusões entre concorrentes e o lançamento de novos produtos. Tudo isso deve aquecer ainda mais o mercado deixando-o mais competitivo.
GENÉRICOS - As perspectivas de crescimento do mercado de genéricos motivam o Laboratório Teuto a continuar investindo neste nicho. Hoje, a empresa tem importantes parcerias com instituições nacionais e internacionais, para 2010 já prevê novos investimentos nas áreas de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e novas parcerias estratégicas com centros de pesquisas, universidades e empresas, tanto nacionais quanto internacionais.
"A perspectiva da empresa para 2010 é de dobrar o faturamento de genéricos", afirma Soares.