
Ampliar o acesso aos serviços básicos de saúde, melhorando e qualificando a rede de atendimento continua sendo prioridade da Secretaria Municipal de Saúde em 2010. Uma mostra organizada pelo setor de Coordenação-geral de Apoio Técnico e Administrativo (CGATA) da SMS ilustrará, por uma semana, as principais ações realizadas em 2009. As fotografias ficarão expostas no saguão de entrada da secretaria, no período de sete a 15 deste mês. Após este período, a exposição percorrerá as gerências distritais de saúde da Capital.
Em 2009, por meio do Programa de Recuperação das Unidades de Saúde, a SMS construiu e entregou à população mais quatro novas unidades e ampliou e reformou 13. Também foram realizadas obras de manutenção predial em outras 15 unidades de saúde da Capital. Desde 2007, mais de 70 obras de construção e reforma em serviços de saúde foram entregues à população.
A Equipe de Manutenção Predial da SMS realiza um trabalho rotineiro nas unidades atendendo uma média de dez chamados diários, que vão desde o conserto de telhado, do mobiliário, da rede elétrica e hidráulica até a pintura nas unidades. No ano passado, foram realizados mais de 2.400 serviços de manutenção e conservação predial nas unidades.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Eliseu Santos, a meta da secretaria é qualificar o trabalho desenvolvido. “Nosso objetivo é melhorar cada vez mais a estrutura física dos postos, para que os profissionais tenham perfeitas condições de trabalhar e a população tenha o melhor atendimento possível”, afirmou Eliseu.
Investimentos – Para a qualificação do atendimento à comunidade, a SMS investiu em 2009, cerca de R$ 1,2 milhão em obras de construção e reforma de serviços em saúde. Para este ano, a previsão é construir oito novas unidades, bem como a reforma e ampliação de 30 serviços de saúde. Os investimentos previstos são de R$ 6 milhões.