.
 
 
Implante percutâneo da valva aórtica
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


19/01/2009

Implante percutâneo da valva aórtica

Hospital Moinhos de Vento introduz nova técnica com participação de cardiologista alemão responsável pelo desenvolvimento do procedimento

Menos invasiva, a nova intervenção cardíaca para idosos com problemas no coração é chamada de implante percutâneo da valva aórtica e substitui a cirurgia cardíaca convencional, além de ser muito mais rápida. O procedimento insere no paciente um stent  revestido com pericárdio (membrana que reveste o coração por fora) em forma de válvula cardíaca introduzido pela artéria femoral em pacientes com obstrução calcificada da válvula aórtica. A anestesia é peridural ou somente com sedação local e dispensa circulação extracorpórea.

O procedimento é feito em pessoas com mais de 65 anos e capacidade funcional comprometida. O implante é indicado em casos de insuficiência cardíaca, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e pressão alta. De acordo com o médico da Cardiologia Intervencionista Marco Wainstein, a técnica está em sintonia com as novas perspectivas de vida com risco reduzido e recuperação mais rápida. “Nesta cirurgia se faz apenas uma punção na artéria femoral (semelhante a um cateterismo cardíaco simples), por onde foi introduzida a nova válvula, que ao chegar ao local do implante se expande e assume as funções da antiga válvula doente”, afirma. Estudos mostram que a mortalidade da doença não tratada é de até 50% em um ano.

Pacientes que apresentam risco cirúrgico se adaptam à nova técnica. Os dois pacientes que realizaram o procedimento têm mais 80 anos e tinham a válvula aórtica comprometida. “As duas cirurgias foram bem-sucedidas e os pacientes estavam acordados logo após o término do procedimento”, afirma. Além de Wainstein, participaram da cirurgia o cirurgião cardiovascular Orlando Wender e cardiologista alemão Eberhard Grube, médico que desenvolveu a técnica, além do cardiologista Enio Casagrande, responsável pela avaliação clínica dos pacientes.

Na troca valvar percutânea as incisões são mínimas (2 a 3 cm), o procedimento dura em média 90min e a alta se dá em um ou três dias. Mais informações: 51. 3314-3434.


Autor: Renatha Morés
Fonte: fróes,berlato associadas

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581