
Um estudo publicado no início de janeiro no periódico Sleep afirma que a disfunção erétil é mais comum em homens que sofrem da chamada Síndrome das Pernas Inquietas (SPI), e quanto maiores os sintomas dessa síndrome, maiores os problemas relacionados a sexualidade.
Pessoas que sofrem de SPI têm grandes dificuldades para ficarem paradas por muito tempo, sentadas e mesmo para dormir, pois têm sensações desagradáveis nas pernas, como cócegas, queimação, formigamentos e dores musculares. Os sintomas só parecem passar quando a pessoa se levanta e anda.
Os resultados do estudo mostraram que os homens com SPI tinham 16% mais ocorrências de disfunção erétil do que homens saudáveis. A pesquisa sugere que as duas condições de saúde compartilham mecanismos orgânicos.
“Ambas as condições podem ser causadas pelas mesmas debilidades no sistema nervoso central”, diz Xiang Gao, pesquisador da Faculdade de Saúde Pública de Harvard, EUA.
Os pesquisadores apontam ainda que a associação entre a Síndrome das Pernas Inqueitas e disfunção erétil pode ter alguma ligação com os transtornos do sono causados pela SPI. A apnéia obstrutiva do sono, por exemplo, pode afetar a circulação e a manutenção dos níveis de testosterona.