.
 
 
Feriado com saúde em Porto Alegre
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


05/02/2010

Feriado com saúde em Porto Alegre

Carnaval no Porto Seco terá teste rápido de HIV

Além da tradicional distribuição de camisinhas (neste ano serão 60 mil), os foliões do Carnaval de Porto Alegre terão um novo serviço no combate à Aids: exame laboratorial para, em minutos, identificar a contaminação pelo vírus HIV.

O teste, disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o programa Nacional de DST/Aids, será realizado em uma estrutura de duas salas montada no Complexo Cultural do Porto Seco, dias 12, 13 e 20, das 19h30 até às 3h.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de DSTs/Aids da SMS, Mirian Weber, a iniciativa faz parte do programa Fique Sabendo, do Ministério da Saúde, e tem como objetivo possibilitar às pessoas infectadas acesso mais rápido aos tratamentos disponíveis, para reduzir as taxas de mortalidade. "Além de possibilitar o resgate de pessoas soropositivas que abandonaram o tratamento", afirma.

O teste rápido é realizado por meio de uma análise do sangue, retirado por um furo no dedo, como no teste de glicose. O resultado sai em apenas 30 minutos. Caso dê positivo, a pessoa receberá orientações e será encaminhada aos serviços de referência (centros de Saúde Vila dos Comerciários e IAPI), em que já terão consulta previamente agendada.

Segundo estimativas do Ministério da Saúde, cerca de 630 mil pessoas são portadoras do vírus HIV no País. Destas, 255 mil não conhecem sua condição sorológica porque nunca realizaram o exame. A testagem, portanto, é fundamental para que se tenha um conhecimento precoce das condições da pessoa infectada, e possa ser feito o tratamento adequado. Além disso, é importante para que mulheres grávidas soropositivas sejam identificadas, aumentando as chances do bebê nascer sem o vírus.

Perfil epidemiológico da capital

Em Porto Alegre, foram notificados em 1983 três casos de Aids em homens e nenhum em mulheres. No levantamento realizado em 2009, o total de homens contaminados com o vírus foi de 518 e mulheres 381. Apesar de o maior número de casos ser em homens, o sexo feminino vem sendo cada vez mais atingido, chegando a um percentual de 49,79% dos casos.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria Municipal da Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581