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Medicamentos Genéricos devem impulsionar crescimento da indústria farmacêutica em 2010
 
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12/02/2010

Medicamentos Genéricos devem impulsionar crescimento da indústria farmacêutica em 2010

Projeções empolgam segmento. Laboratório Teuto tem previsão de dobrar sua participaçãoo nesse mercado

A IMS Health, empresa que faz a auditoria das indústrias farmacêuticas brasileiras, divulgou recentemente que os mercados "farmaemergentes" (Brasil, México, China, Índia, Rússia, Turquia e Coréia do Sul) contribuíram com 51% no crescimento global do setor farmacêutico, contra apenas 16% em 2006. A partir deste número espera-se que o Brasil pule da atual 10ª posição no ranking farmacêutico mundial para a 8ª até 2013, ultrapassando o Canadá e Reino Unido.

Desde 2006 o mercado de genéricos no Brasil é o que mais cresce no mundo, a expectativa e que até 2011 a participação dos genéricos no mercado farmacêutico brasileiro seja de 25%.

Portanto, o segundo semestre de 2009 pode ter sido apenas uma prévia do que deverá acontecer nos próximos anos. De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos, a Pro Genéricos, o crescimento foi de 19,4% em 2009 impulsionado pelos dois últimos trimestres que movimentaram R$ 4,5 bilhões.

Seguindo este movimento positivo, o Laboratório Teuto aposta na queda de patentes para aumentar os números que já estavam acima da média no final do ano passado. Segundo dados da própria IMS Health, o crescimento do laboratório em novembro ultrapassou os 108% em unidades. Esse crescimento foi fruto de uma política comercial altamente agressiva e investimento em novos produtos da linha.

Para 2010 a empresa tem como principal aposta o crescimento do mercado de genéricos. Um dos aspectos mais relevantes neste ano é a queda de algumas patentes importantes, como a do Liptor (Atorvastatina) da Pfizer. O mercado dos medicamentos cujas patentes devem cair nos próximos cinco anos representam algo em torno de R$ 1 bilhão em venda. Com essa queda de patentes os mercados devem ter um crescimento em torno de 50%, pois o medicamento genérico é no mínimo 35% mais econômico que os medicamentos de referência, o que impulsiona o mercado.

"Fechamos o ano com um crescimento de 28% no número de novos produtos, em relação a 2008. Iniciamos 2010 com seis novos produtos que já estão prontos para serem lançados. Até o fim do ano, a perspectiva é dobrar o número de lançamentos em relação a 2009", adianta o responsável pela área de lançamentos de novos produtos do Teuto, Rodrigo Macedo.

Além dos investimentos em genéricos, medicamentos de marca, OTC´s /MIP´s (medicamentos isentos de prescrição médica) a empresa está apostando em novos nichos, como o HPC (higiene pessoal, perfumaria e cosméticos) e vitaminas. A intenção é lançar, ainda no primeiro semestre de 2010, uma linha de suplementos alimentares, composto por vitaminas, nutraceuticos e suplementos.
 

 


Autor: Rogerio Artoni
Fonte: Agência Race

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