.
 
 
Preditores hemorreológicos do declínio cognitivo
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


18/02/2010

Preditores hemorreológicos do declínio cognitivo

Os fatores de risco e as doenças vasculares podem afetar de forma negativa a função cognitiva

Determinantes do fluxo sanguíneo estão implicados na trombogênese e na ocorrência de eventos isquêmicos; entretanto, ainda pouco se sabe sobre sua relação com a cognição.

Pesquisadores do Reino Unido analisaram os dados hemorreológicos obtidos entre 1987-1988 e os resultados dos testes cognitivos aplicados entre 1998-1999, quanto a média de idade dos pacientes em estudo era de 73,1 anos. A avaliação de acompanhamento foi realizada quatro anos depois.

Foram coletadas informações sobre a memória declarativa verbal, raciocínio não verbal, fluência verbal, velocidade de processamento da informação e um fator cognitivo geral. Após controle para a idade, sexo e o desempenho cognitivo em 1998-1999, a viscosidade sanguínea (BV) (p<0,05) e o fibrinogênio (p<0,05) predisseram o declínio no raciocino não verbal em 4 anos. O declínio na cognição geral, o raciocínio não verbal e a velocidade de processamento da informação (todos p<0,05) estiveram associados com os níveis da BV.

O hematócrito apresentou efeito semelhante (p<0,01 a p<0,001). Ao ser avaliado conjuntamente, o hematócrito, mas não a BV, foi capaz de predizer de forma independente o declínio cognitivo.

A conclusão é que a reologia do sangue está relacionada de forma independente ao declínio cognitivo em idosos. O valor de estratégias visando à preservação da cognição através da reologia sanguínea merece investigação.

Fonte: Age and Ageing. Volume 39, Number 2, 2010. Pages 217-222.


Autor: Imprensa
Fonte: Bibliomed

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581