.
 
 
Obesos têm pior qualidade de esperma, indica estudo
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


19/02/2010

Obesos têm pior qualidade de esperma, indica estudo

A pesquisa é argentina e foi publicada na revista científica Fertility and Sterility

Homens obesos tendem a ter pior qualidade de esperma do que os mais magros, segundo recente pesquisa argentina publicada na revista científica Fertility and Sterility. De acordo com os especialistas, a obesidade pode afetar principalmente a mobilidade dos espermatozoides, deixando-os menos capazes de se mover em linha reta.

Avaliando amostras de sêmen de 794 homens que procuraram clínicas de fertilidade, os pesquisadores descobriram que os 155 participantes obesos tinham menos espermatozoides móveis e menos espermatozoides com movimentos rápidos do que aqueles com peso normal ou leve sobrepeso. Além disso, os obesos apresentavam menores níveis da enzima alfa-glucosidase neutra, indicando mau funcionamento do epidídimo - parte de trás dos testículos, onde os espermatozoides amadurecem e adquirem mobilidade.

“Pelo nosso conhecimento, este é o primeiro estudo que propõe um efeito deletério da obesidade sobre a função epididimal”, destacou a pesquisadora Ana Carolina Martini, da Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina. Porém a especialista ressalta que esses efeitos da obesidade na qualidade do esperma não afetariam consideravelmente a fertilidade masculina. Devido às diversas limitações deste estudo, testes mais completos são necessários para confirmar se a obesidade e a gordura corporal afetam a fertilidade masculina.


Autor: Leandro Perché
Fonte: Boa Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581