.
 
 
Ciclo do sono desregulado pode contribuir negativamente para a saúde dos adolescentes
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


22/02/2010

Ciclo do sono desregulado pode contribuir negativamente para a saúde dos adolescentes

Outros estudos mostraram que a falta de sincronização entre descanso e atividade e os períodos de noite e dia também podem levar ao risco de doenças cardiovasculares, diabetes, depressão e até mesmo câncer

O primeiro estudo de campo sobre o impacto da luz nos padrões de sono em adolescentes, afirma que a pouca exposição à luz matutina (logo nas primeiras horas do dia) pode contribuir para que estes indivíduos permaneçam mais tempo acordados durante a noite.

“Como a maioria dos adolescentes passa muito tempo dentro de casa – graças ao computador e a hábitos sedentários – eles podem estar perdendo algo que é essencial ao organismo: a luz matutina, que é o que regula nosso ciclo de dormir e acordar”, diz Mariana Figueiredo, pesquisadora principal do estudo feito pelo Rensselaer Polytechnic Institute’s Lighting Research Center (LRC), nos EUA, e publicado no periódico Neuroendocrinology Letters.

“Essa privação da luz diurna faz que esses jovens acabem indo para a cama mais tarde, tenham menos horas de sono e provavelmente um desempenho acadêmico ruim”, afirma a pesquisadora. “Se você deixa de ser exposto à luz azul matutina, isso vai atrasar a produção da melatonina – hormônio que indica ao corpo quando é noite e favorece o sono – pelo cérebro. Nosso estudo mostrou que a produção de melatonina é atrasada 6 minutos por dia que os adolescentes deixam de ser expostos a essa luz matutina”, explica.

Ao saírem de casa (um ambiente fechado), muitas vezes utilizam óculos escuros ou ficam menos expostos à luz quando dentro do carro ou do ônibus e, naturalmente, quando entram em outro ambiente fechado (a sala de aula, por exemplo), esses adolescentes contribuem para que o ritmo biológico do corpo tenha seu ciclo alterado. Esse ciclo de sincronização entre o corpo e a noção de dia e noite é chamado ciclo circadiano.

Esse ciclo também regula a temperatura do corpo, o estado de alerta, apetite, produção hormonal e padrões de sono. É bom lembrar que nosso corpo e nossa visão respondem diferentemente à luz. Normalmente o organismo é muito mais sensível à luz azul natural, que indica o início do dia e, portanto, desses ritmos biológicos.

Outros estudos mostraram que a falta de sincronização entre descanso e atividade e os períodos de noite e dia também podem levar ao risco de doenças cardiovasculares, diabetes, depressão e até mesmo câncer.


Autor: Imprensa
Fonte: O que eu tenho?com informações do Rensselaer Polytechnic Institute

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581