.
 
 
Situação Epidemiológica da Dengue no RS
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


23/02/2010

Situação Epidemiológica da Dengue no RS

O alerta é para a ocorrência de dengue autóctone

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) da SES-RS alerta para a ocorrência de dengue autóctone (contraída no próprio território) no Rio Grande do Sul, no município de Ijui (região noroeste, 17ª Coordenadoria Regional de Saúde - sede em Ijui).

Em 19 de fevereiro foi informado ao CEVS resultado laboratorial positivo de um caso em investigação de dengue autóctone, de pessoa residente naquele município que havia sido internada no Hospital Caridade Ijui.

A partir da notificação, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, com a orientação da 17ª CRS, desencadeou o processo de investigação epidemiológica e ambiental, incluindo pesquisa do vetor num raio de 300m a partir do domicílio da pessoa afetada, conduta que vem sendo preconizada em todo o Estado frente a casos suspeitos identificados.

A positividade laboratorial determinou o deslocamento de técnicos do CEVS e CRS ao município para o enfrentamento desta situação, que requer a mobilização de todo o Sistema de Saúde e da sociedade, para garantir a efetividade das seguintes ações:

1.Intensificação do tratamento de focos de Aedes aegypti e outras medidas de vigilância vetorial, segundo o Plano de Contingência Municipal (incluindo uso de UBV).

2.Intensificação da vigilância, com busca ativa de casos suspeitos de dengue:

" Todo paciente que apresenta doença febril aguda, com duração máxima de até 7 dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: cefaléia, dor retro-orbital, mialgias, artralgias, exantema, prostração, associados ou não à presença de hemorragias. Além desses sintomas, o paciente deve ter estado, nos últimos quinze dias, em área onde esteja ocorrendo transmissão de dengue ou tenha a presença de Aedes aegypti".

3.Orientação dos profissionais de saúde para a notificação imediata de todo o caso suspeito de dengue à Vigilância em Saúde Municipal, que deverá, com o apoio da respectiva CRS e do CEVS, garantir a investigação epidemiológica, fluxo de informações e adequado encaminhamento de amostras para diagnóstico laboratorial (incluindo isolamento viral).

4.Organização de referências e capacitação da rede de assistência para o tratamento dos doentes segundo o Protocolo Nacional, constante das publicações da Secretaria da Vigilância em Saúde/MS e disponibilizada no site http://www.saude.rs.gov.br/

5.Intensificação das ações previstas no Plano Nacional de Combate à Dengue (PNCD) em todos os municípios do Estado, especialmente os infestados por Aedes aegypti.

Até esta data, foram encaminhadas amostras laboratoriais de 10 casos suspeitos (07 com resultado positivo em prova de ELISA), concentrados nos bairros de São Paulo, Centro e Progresso, configurando surto nesse município.

Além dos casos acima citados, o Rio Grande do Sul registra até a semana epidemiológica 07 de 2010 (terminada em 20 de fevereiro), 43 casos suspeitos de dengue, sendo 12 confirmados, todos importados. Quanto à presença do vetor, 53 municípios encontram-se na condição de infestados.

A constatação de circulação viral configura emergência sanitária no município envolvido e risco de epidemia nos outros municípios infestados pelo vetor, prioritariamente aqueles que possuem áreas limítrofes com Ijui. O município de Porto Alegre constitui também grande preocupação, pelo fluxo de viajantes, pela infestação registrada e pela complexidade de situação de capital e maior conglomerado urbano.

A Secretaria Estadual da Saúde está desencadeando, junto com o município atingido, e com apoio do Ministério da Saúde, ações de controle do vetor, vigilância epidemiológica e mobilização social, com o objetivo de interromper a circulação do vírus, evitando-se a sua dispersão a outras regiões e uma epidemia de grandes proporções.

REFERÊNCIAS NO CEVS:

DVAS - 51 3091-1105 e 3901-1114
DVE - 51 3901-1157
Disque vigilância - 150
Celular Vigilância - 51 85016872 (DVE) e 51 85016869 (DVAS.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria Estadual da Saúde do RS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581