A Comissão Nacional de Acreditação AMB/CFM convocou para a tarde da última sexta-feira, 19 de fevereiro, reunião com todos os representantes de Sociedades de Especialidade responsáveis pela avaliação e cadastro de eventos. Aldemir Humberto Soares, secretário-geral da AMB, Edmund Baracat, diretor científico da AMB, e Antonio Gonçalves Pinheiro, representante do CFM, tiraram as principais dúvidas dos participantes.
“Esta reunião com todos vocês é muito importante porque em 2011 serão emitidos os primeiros Certificados de Atualização Profissional”, falou Aldemir Soares.
Juliana Sato Hermann, assessora técnica da CNA, fez um breve relato da atual situação do processo de recertificação. “De 2006 até hoje, mais de 10 mil títulos de especialista e certificados de área de atuação foram emitidos, porém apenas 60% dos donos destes documentos estão cadastrados na CNA”, disse.
Outra preocupação apresentada pela assessora técnica é que muitas Sociedades de Especialidade não estão oferecendo a quantidade de eventos conforme o determinado pela Resolução 1772/05 do CFM.
“O artigo 9º da resolução diz que as sociedades devem proporcionar um mínimo de 40 créditos/ano, sendo 50% deles em cada região geográfica e um adicional mínimo de 10 créditos/ano deve corresponder a atividades a distância”, explicou Juliana.
Depois da apresentação, todos puderam debater e sugerir maneiras de aprimorar o processo de recertificação. “Se não tivéssemos dado o primeiro passo, que foi lançar o programa de recertificação, não estaríamos aqui cheios de questionamentos. O que queremos afirmar é que passada a primeira fase vamos rever todo o processo”, disse Antonio Pinheiro, representante do CFM dentro da CNA.
“O trabalho desenvolvido pela CNA será um grande avanço não só na atualização médica, mas também para toda a sociedade”, disse Edmund Baracat, ao final do encontro.