.
 
 
Osteoporose atinge cada vez mais homens e está subdiagnosticada, alertam especialistas
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


24/02/2010

Osteoporose atinge cada vez mais homens e está subdiagnosticada, alertam especialistas

Segundo a Fundação Nacional de Osteoporose (EUA), nos Estados Unidos, dois milhões de homens estão com osteoporose

Muito conhecida entre as mulheres, a osteoporose - doença marcada pelo enfraquecimento ósseo - está atingindo cada vez mais homens. Segundo a Fundação Nacional de Osteoporose (EUA), nos Estados Unidos, dois milhões de homens estão com osteoporose e outros 12 milhões já apresentam risco para a doença.

Na verdade, a incidência de osteoporose está crescendo no mundo inteiro em proporções epidêmicas, segundo a Sociedade Brasileira de Clínica Médica, atingindo, no Brasil, mais de 10 milhões de pessoas. Porém, apenas um terço dos portadores tem o diagnóstico clínico, e esse quadro é ainda pior entre os homens, em quem a doença é, muitas vezes, ignorada, aumentando os riscos de fratura. Estima-se em um milhão a incidência anual de fraturas decorrentes da osteoporose, sendo 250 mil de quadril, o tipo mais grave pelo alto risco de incapacidade e morte por complicações.

De acordo com os especialistas, fatores como o sedentarismo, o hábito de fumar, a hereditariedade e o baixo consumo de alimentos fontes de cálcio estão associados ao aumento do risco de osteoporose em homens. A nutricionista Ana Beatriz Barrella, da consultoria RG Nutri, recomenda, como uma das principais medidas preventivas, o consumo diário de alimentos ricos em cálcio.

"Homens com menos de 50 anos apresentam uma necessidade de 1.000 mg de cálcio por dia, e, para os homens com 50 anos ou mais, esta necessidade sobre para 1.200 mg por dia", explica a nutricionista. E a especialista ressalta que uma das principais fontes de cálcio é o leite – "para atingir as necessidades deste nutriente, um homem deve consumir de quatro a cinco copos de 200 ml por dia".

Fonte: Ogilvy Public Relations. Press release recebido em 23 de fevereiro de 2010.


Autor:
Fonte: Bibliomed

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581