.
 
 
Dengue em Porto Alegre/RS
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


05/02/2009

Dengue em Porto Alegre/RS

Diminui o índice de infestação predial do Aedes Aegypti

O Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa), realizado de 20 a 22 de janeiro, apurou Indíce de Infestação Predial (IIP) médio de 1% em Porto Alegre. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em janeiro de 2008, o IIP médio foi de 1,8%, indicando que houve uma redução importante no índice. O LIRAa amostrou 18.711 imóveis, abrangendo 81 bairros, distribuídos em 30 grupos (agrupamentos de 8 mil a 12 mil imóveis). O resultado do Levantamento foi apresentado pela SMS ontem, 3.

Segundo a coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Maria Mercedes Bendatti, este período do ano é o de maior incidência da doença no país, o que ressalta o risco no município, com a manutenção da presença do mosquito Aedes aegypti em muitos bairros, sendo alguns com índices de infestação elevados.

Os dados apontaram a presença do mosquito vetor da dengue em 50 (62%) dos 81 bairros amostrados da cidade. Em 21 bairros, o Índice de Infestação Predial (IIP) foi inferior a 1%, considerada de baixo risco pelo Ministério da Saúde. Em 31 bairros (38%) não foi identificado o mosquito Aedes aegypti.

Em 29 bairros, o IIP foi igual ou superior a 1%. O índice máximo observado foi de 4%, em apenas um estrato, abrangendo os bairros Santo Antônio e Partenon. Os bairros Aparício Borges, São José, Santa Teresa, Nonoai e Teresópolis apresentaram índices entre 2,2 % e 2,7%. Foram identificados 189 imóveis com a presença de larvas do vetor da dengue.

"Dengue, nem Vem!" - Maria Mercedes explica que, a partir desses resultados, as ações do Programa Municipal de Prevenção à Dengue vão priorizar as atividades de combate ao vetor nos bairros com maiores índices de infestação. Também será intensificada a campanha de mobilização da comunidade intitulada "Dengue, nem vem".

Participaram do levantamento cerca de 300 agentes de combate a endemias, 30 supervisores e três biólogos do Programa Municipal de Prevenção à Dengue, além dos técnicos do Núcleo de Vigilância de Roedores e Vetores da Coordenadoria de Vigilância em Saúde.


Autor: PMPA
Fonte: Comunicação Social

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581