.
 
 
Riscos de derrame passam dos pais para os filhos, indica estudo
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


09/03/2010

Riscos de derrame passam dos pais para os filhos, indica estudo

Os riscos de ter um derrame são maiores entre as pessoas cujos pais já sofreram um AVC, segundo estudo da Universidade de Boston, nos Estados Unidos

Os riscos de ter um derrame são maiores entre as pessoas cujos pais já sofreram um AVC, segundo estudo da Universidade de Boston, nos Estados Unidos. De acordo com os pesquisadores, os resultados indicam que o derrame dos pais pode ser um novo fator de risco importante para os derrames, e que os médicos devem estar atentos ao histórico familiar dos pacientes para a recomendação de abordagens preventivas.

As análises incluíram mais de 3,4 mil pessoas inicialmente livres de derrames, dentre as quais 128 sofreram este evento cerebrovascular no decorrer do estudo (40 anos), assim como 106 pessoas entre seus pais e mães. E os resultados indicaram que as pessoas cujos pais sofreram derrame aos 65 anos de idade tinham duas vezes maiores chances de terem um derrame em qualquer idade, e quatro vezes maior risco de ter esse problema em torno dos 65 anos de idade. De acordo com os autores, essa relação seria ainda mais forte quando a mãe sofria um AVC e o filho apresentava outros fatores de risco.

"O estudo mostra que o derrame dos pais aos 65 anos é um poderoso fator de risco para o derrame do filho", disse a pesquisadora Sudha Seshadri. "Acreditamos que o histórico de derrame dos pais deveria ser incluído aos outros fatores de risco na avaliação do risco de derrame de uma pessoa", acrescentou a especialista, destacando que isso parece ser tão importante quanto a pressão alta em termos de fatores de risco.

Além disso, o estudo indicou que o tipo de derrame sofrido pelos filhos tem uma relação com o derrame dos pais. Um exemplo disso é que 74 pais sofreram derrame isquêmico - o tipo mais comum de derrame, resultado de um bloqueio de um vaso sanguíneo no cérebro -, e 106 filhos tiveram este mesmo evento cerebrovascular. "Olhamos para isso em termos de que tipo de derrame os pacientes tiveram, que tipo os filhos tiveram, e esse padrão pareceu verdade para todos os tipos", revelaram os pesquisadores.

Fonte: Circulation: Journal of the American Heart Association. Edição prévia de 23 de março de 2010.


Autor:
Fonte: Bibliomed

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581