.
 
 
Médicos brasileiros curam raiva
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


06/02/2009

Médicos brasileiros curam raiva

O jovem sobreviveu após ter contraído raiva de um morcego

O jovem de 16 anos, Marciano Menezes da Silva, sobreviveu após ter contraído raiva de um morcego. O sucesso ocorreu no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, ligado a Universidade de Pernambuco, onde o jovem já estava internado desde outubro do ano passado. Trindade, o médico responsável pelo menino, seguiu os mesmos procedimentos de médicos americanos que obtiveram sucesso em 2004.

O tratamento é baseado no uso de sedativos e medicamentos antivirais. Segundo Rodney Willoughby, médico americano, o sedativo tinha por objetivo diminuir a atividade cerebral; e o antiviral, ajudar o organismo a combater o vírus. Com o término do tratamento, testes foram feitos para confirmar a total exclusão do vírus.

Entretanto, mesmo sobrevivendo, é possível que Marciano tenha sofrido sérios danos em seu sistema nervoso. Trindade afirma que as habilidades cognitivas de Marciano estão se recuperando, permitindo que ele já responda perguntas que envolvam respostas simples; como “sim” ou “não”.

Pelo menos 16 tentativas de curar o vírus da raiva já foram feitas, após o sucesso ocorrido nos Estados Unidos. Contudo, apenas três obtiveram sucesso. Os números ainda não comprovam a total eficácia desse tratamento, mesmo assim, após três casos de sucesso, os médicos acreditam estar no caminho certo.


Autor: Fábio Brito - Equipe SIS.SAÚDE
Fonte: G1 - Globo.com

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581