.
 
 
Doenças de inverno
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


17/03/2010

Doenças de inverno

Programa Inverno Gaúcho será ampliado este ano

A Secretaria Estadual da Saúde já definiu algumas de suas ações para o programa Inverno Gaúcho, no enfrentamento das doenças respiratórias nos meses mais frios. Este ano em sua oitava edição, a iniciativa terá como novidade o aumento em sua duração, que agora terá incluído o mês de setembro juntamente com junho, julho e agosto.

A discussão das estratégias foi iniciada nesta terça-feira (16/03) com um simpósio sobre o assunto voltado para representantes municipais de todo Estado promovido pela SES/RS através do Departamento de Ações em Saúde (DAS). A programação será encerrada nesta quarta-feira (17/03), quando o tema é as doenças respiratórias em crianças e adultos. À tarde, acontece uma conferência sobre a Gripe A (H1N1). O evento ocorre no auditório do Ministério Público Estadual (avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 - Centro).

O evento é o ponto de partida para as capacitações descentralizadas (nos municípios e 19 coordenadorias regionais) que serão realizados em abril e maio. No dia 1º de junho, inicia oficialmente o programa. Uma das mais importates ações será o incentivo dado aos municípios para manterem os postos de saúde abertos até às 22 horas.

- Isso é importante para desafogar os hospitais. Será o terceiro ano que incentivamos essa abertura até mais tarde, e já tivemos bons resultados, como a queda na mortalidade infantil por doenças respiratórias, afirma o diredor do Departamento de Ações em Saúde, Francisco Bastos.

Cada unidade básica receberá uma verba mensal de R$ 3 mil. Para toda a campanha, essa ação tem uma verba reservada de R$ 3 milhões. No ano passado, 2.555 postos de saúde de 345 municípios gaúchos fizeram parte da iniciativa.

Outra ação do Estado é o aumento em 10% a cota para a realização de exames que podem identificar doenças respiratórias, como o raio-X. O acréscimo de mais um mês no programa, segundo Bastos, se dá em virtude de muitas internações ainda ocorrerem em setembro.

- Apesar do inverno terminar nesse mês, ainda há dias muitos frios, o que pode ocasionar problemas respiratórios, relata o diretor.

Na abertura do simpósio nesta terça-feira, o médico pneumologista Paulo Zimermann Teixeira, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, fez uma apresentação sobre as principais doenças típicas do inverno, como resfriados, gripes, sinusites, pneumonia, entre outras. Na sequência, o médico Carlos Tietboehl, da Divisão de Vigiância Epidemiológica do Estado, falou do impacto dessas doenças na sáude pública.

Nesta quarta-feira, a programação será:

8h30: Mesa-redonda - Doenças Respiratórias em Pediatria
Expositores: Paulo Márcio Condessa Pitrez e Fabrício Motta
Coordenador: José Paulo Ferreira

10h30: Mesa-redonda - Doenças Respiratórias nos Idosos
Palestrante: Adalberto Rubin
Coodenador: Paulo de Tarso Roth Dalcin

11h30-12h: Debates

14h: Conferência - Influenza A (H1N1)
Conferencista: Francisco Paz (diretor do Centro Estadual em Vigilância em Saúde - CEVS)

16h-16h30: Debates.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581