.
 
 
Crianças com menos de 2 anos receberão duas vacinas a partir de segunda, em SP
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


18/03/2010

Crianças com menos de 2 anos receberão duas vacinas a partir de segunda, em SP

A nova vacina contra pneumococos agora faz parte do calendário de imunização do SUS

A partir da próxima segunda-feira (22), a Secretaria da Saúde do Estado de SP vai disponibilizar a vacina pneumocócica 10-valente, que previne pneumonia, além de alguns tipos de meningite e otite, para cerca de 1 milhão de crianças com menos de 2 anos. A campanha é simultânea à da gripe suína, ou influenza A (H1N1), portanto bebês de 6 meses a 1 ano e 11 meses vão receber duas vacinas.

Em maio, a vacina do pneumococo também será disponibilizada aos bebês de dois a seis meses de idade, que não têm indicação para a vacina da gripe suína.

A nova vacina contra pneumococos agora faz parte do calendário de imunização do SUS. As crianças deverão receber três doses: aos dois, aos quatro e aos seis meses, além de um reforço aos 15 meses.

Para este primeiro ano, a secretaria estabeleceu um esquema diferenciado para cada faixa etária. Crianças que tiverem até seis meses receberão as três doses (com intervalo mínimo de dois meses) mais o reforço, seguindo o esquema inicial. As que tiverem entre 7 e 9 meses irão tomar duas doses e o reforço, e as com 10 a 13 meses receberão duas doses, sem necessidade de reforço. As crianças com 12 a 23 meses de idade receberão dose única da vacina.

“Trata-se de uma vacina de extrema importância para crianças, e que protege contra aproximadamente 80% das meningites e pneumonias causadas por pneumococo. É muito importante que todos os menores de dois anos sejam levados aos postos de saúde para receber as doses previstas”, diz a médica e diretora de imunização da secretaria Helena Sato.

A vacina pneumocócica 10-valente é normalmente bem tolerada e não apresenta reações adversas graves. Somente crianças com histórico de reação anafilática em dose anterior não deverão receber a vacina.

A diretora garante que ministrar a vacina da gripe suína junto com a pneumocócica não traz nenhum risco às crianças. "Não há potencialização das reações adversas", diz. Pode haver apenas dor local e febre temporárias.

 


Autor: Imprensa
Fonte: Uol Ciência e Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581