.
 
 
Atenção Integral à Saúde do Adolescente
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


24/03/2010

Atenção Integral à Saúde do Adolescente

Programa tem nova etapa de implementação no Rio Grande do Sul

Promover o crescimento e desenvolvimento saudáveis de adolescentes, que compreende a faixa dos 10 aos 19 anos, com atenção continuada na rede pública, é o objetivo da implantação da Política Estadual de Atenção Integral à Saúde dos Adolescentes, que terá mais uma etapa nos próximos dias 30 e 31 de março no Hotel Continental, na capital. O evento, que se inicia às 8h30min, é promovido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), por meio da Seção de Saúde da Criança e do Adolescente, também dá continuidade à implantação da Caderneta de Saúde do Adolescente.

A Política foi aprovada neste ano pelo Conselho Estadual de Saúde, após discussão com vários setores da SES e Sociedade Civil, e visa dar atenção integral aos adolescentes, considerando as questões de gênero, orientação sexual, raça, condições de vida, e escolaridade, entre outros, proporcionando a eles uma vida mais saudável. Em 2009, 170 servidores de 51 municípios participaram do curso. Destes, 16 já estão utilizando a Caderneta.

O encontro capacitará profissionais de saúde da atenção básica de municípios da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Pelotas; da 5ª, de Caxias do Sul, da 7ª, de Bagé; da 8ª, de Cachoeira do Sul, da 13ª, de Santa Cruz do Sul; da 16ª, de Lajeado; e da 18ª, de Osório. A iniciativa visa estimular, em cada região, ações de promoção de saúde que articulem os diversos espaços para a troca de experiências, especialmente a escola e postos de saúde. Com ações específicas e continuadas, propõe dar aos jovens a oportunidade para que sejam acolhidos e acompanhados nesta importante fase da vida.

- Queremos criar, entre os adolescentes, o hábito de buscarem as Unidades de Saúde para esclarecer dúvidas relativas à saúde sexual e reprodutiva, métodos anticoncepcionais, vacinas para esta faixa etária, e avaliação nutricional, entre outros, e assim prevenir doenças na fase adulta, explica a médica da SES, Anna Elizabeth Miranda. A Caderneta de Saúde do Adolescente possui informações e gráficos de crescimento e desenvolvimento, auxiliando no acompanhamento dos jovens, como já acontece com a Caderneta da Criança.

 


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581