.
 
 
O que os outros acham de você?
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


29/03/2010

O que os outros acham de você?

Confiança é a chave para saber se a primeira impressão foi boa ou ruim

O dom de conseguir “nos enxergar como os outros nos veem” seria algo muito útil na maioria das situações diárias (de uma entrevista de emprego a um encontro com alguém interessante). Entretanto, quase todo mundo afirma sair de um evento assim com uma vaga ou nenhuma noção de como as outras pessoas perceberam você.

Um estudo recente feito conjuntamente pela Universidade de Washington e pela Universidade Wake Forest, ambas nos EUA, testou a “primeira impressão” de uma série de indivíduos e chegou à conclusão de que autoconfiança é fundamental para ter certeza de como você é enxergado pelas outras pessoas em determinadas situações – o chamado autoconceito.

Erika Carlson, Simine Vazire e Michael Furr – que publicaram a pesquisa no periódico Social Psychological and Personality Science – acompanharam quase 300 estudantes heterossexuais, de ambas as universidades, pareados de acordo com o sexo (homens com mulheres) e que não se conheciam.

Em um teste, eles deviam conversar por 5 minutos e depois preencher um questionário de impressões sobre a outra pessoa e outro questionário sobre suas metapercepções, ou seja, sobre quais características a outra pessoa podia enxergar neles. Além disso, após o final do teste, os pesquisadores pediam que eles dissessem o quão confiante eles estavam de suas respostas sobre si mesmos.

“Estudos anteriores haviam pedido que os participantes indicassem o nível de certeza sobre suas impressões, ou seja, relacionava erros e acertos, não o grau de confiança”, explica Carlson. “Os resultados mostram que pessoas que tinham poucos acertos no questionário sobre as metapercepções também eram aquelas menos confiantes. Ou seja, quanto mais confiante, melhor seu autoconceito.”

Além disso, diz Vazire, quando você tem maior noção de que causou ou não uma boa impressão você pode se “calibrar”, ou seja, corrigir os erros que você percebe estar cometendo. Pessoas sem essa percepção sabem o que fazem de errado, mas não sabem o que fazem de certo, e isso também está ligado à autoconfiança. “Mas é interessante observar que a maioria das pessoas sabe quando está certa ou errada. E se você quer saber se causou ou não uma boa impressão, seja confiante e deixe a intuição dizer o que acha”, diz Carlson.


Autor: Imprensa
Fonte: O que eu tenho? Com informações da Washington University in St. Louis

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581