.
 
 
Vacina pentavalente será anunciada em evento da SBPPC
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


29/03/2010

Vacina pentavalente será anunciada em evento da SBPPC

Vacina foi desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos)

Com o objetivo de debater as atuais políticas governamentais para ações envolvendo pesquisa e registro de produtos destinados aos seres humanos, autoridades de respeitadas entidades nacionais, pesquisadores, médicos e outros profissionais ligados à área de saúde, estiveram reunidos em São Paulo, no XI Encontro de Profissionais em Pesquisa Clínica, no último dia 20 de março.

Considerado o principal e maior evento do gênero no país com mais de 400 participantes que lotaram o auditório, o Encontro promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica (SBPPC), teve como pano de fundo a competência e a credibilidade de órgãos como: ANVISA, MS, IGEIM, CONEP, Hospital Sírio Libanês, Bio-Manguinhos/Fiocruz e outros de igual importância, que se tornaram referências em pesquisas em seres humanos internacionalmente reconhecidos.

Uma das novidades anunciadas no encontro foi a conclusão com sucesso da pesquisa clínica para a produção da Vacina Pentavalente feita pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) - unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que produz e desenvolve imunobiológicos para atender às demandas da saúde pública.

Bio-Manguinhos/Fiocruz é fornecedor de vacinas e de agentes biofármacos para o Ministério da Saúde e também de vacina de febre amarela para as Nações Unidas em 71 países. "O estudo clínico para a produção da vacina Pentavalente já foi concluído. É resultado de uma parceria entre o Bio-Manguinhos e o Instituo Butantã. Toda a sua documentação foi enviada para a Anvisa para registro da vacina e introdução no Programa Nacional de Imunizações. Acreditamos que até o final deste ano teremos a aprovação da Anvisa", afirma a Dra. Maria de Lourdes de Souza Maia, médica infectologista e coordenadora da assessoria clínica (ASCLIN) de Bio-manguinhos, à frente do processo.

"A vacina Pentavalente imuniza a criança contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hemófilo B e Hepatite B numa única dose, o que reforça o Programa Nacional de Imunizações. A Pentavalente contempla crianças a partir de 0 dia. Ao nascer, ela tem que receber a vacina contra a hepatite B na maternidade, para evitar a transmissão vertical, situação em que a criança é infectada ainda durante a gestação, no parto ou por meio da amamentação. Com a Pentavalente a criança com 2, 4 e 6 meses de idade receberá na mesma seringa, cinco antígenos para a sua proteção contra Hemófilo B, Difteria, Tétano, Coqueluche e Hepatite B. Com essa transferência de tecnologia que ocorreu em 1999 entre a GSK (GlaxoSmithKline Brasil) e o Bio-Manguinhos produzimos e vendemos mais barato, atendemos e damos assistência à nossa população, que se beneficiou com um menor número de doses; mais conforto para as crianças; menos picadas e a mãe gasta menos em transporte e em tempo. Nosso feito inédito é que, com isso, o Brasil está se fortalecendo cada vez mais, no sentido de não depender de outros países para dar assistência à sua gente", comemora a médica.


Autor: Imprensa
Fonte: Planeta Médico

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581