.
 
 
Maconha
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


12/02/2009

Maconha

Uso prolongado pode levar ao desenvolvimento de câncer testicular

Segundo a Pesquisa Nacional sobre o consumo de droga e da Saúde, a maconha é a droga ilícita mais utilizada nos Estados Unidos, 95 milhões de norte-americanos já utilizaram a droga pelo menos uma vez, e três em cada quatro usuários da droga relata ter usado nos últimos 30 dias. A maioria dos usuários acredita que a maconha seja uma erva natural e inofensiva. Na verdade, estudos recentes comprovam que a maconha causa problemas de concentração e raciocínio, déficits de competência em matemática e expressão verbal; bem como na memória seletiva. Esta também pode levar ao aumento da ansiedade, ataques de pânico, depressão, dentre outros problemas psicológicos. As consequências em longo prazo do uso de maconha incluem o mau desempenho acadêmico, pobre desempenho profissional, déficits cognitivos, e até mesmo danos nos pulmões.

Um novo estudo mostrou que homens que utilizam essa droga frequentemente estão mais propensos a desenvolverem câncer nos testículos. A pesquisa incluiu 369 homens diagnosticados com câncer testicular, assim como 979 homens sem a doença, a idade dos homens foi variada, de 18 a 44 anos. Cada participante foi questionado sobre o seu histórico de utilização. O risco mostrou-se mais elevado entre aqueles que tinham usado maconha por 10 anos ou mais, ou iniciaram o seu uso antes de 18 anos, bem como os que continuavam consumindo essa droga mais de uma vez por semana. Além disso, o resultado do estudo sugeriu que um tipo específico de câncer testicular, conhecido como nonseminoma, foi diretamente relacionado ao uso da droga. Nonseminoma é um câncer maligno que representa cerca de 40 por cento de todos os casos, normalmente se desenvolvendo em homens entre 20 e 35 anos.

Stephen Schwartz, que fez parte do grupo de investigação, um epidemiologista e membro da Public Health Sciences Division at the Seattle's Fred Hutchinson Cancer Research Center, disse: “Nosso estudo não é o primeiro a sugerir que algum aspecto da vida de um homem ou do ambiente é um fator de risco para o desenvolvimento do câncer testicular, mas é a primeiro que o associamos ao uso de maconha”.

A ligação entre maconha e a doença pode ser atribuída a uma perturbação dos efeitos de algum produto químico, natural de nosso organismo, que combate a formação do câncer. Cerca de 8.000 homens nos Estado Unidos são diagnosticados com algum tipo de câncer testicular anualmente. Segundo a American Cancer Society, a doença apresenta uma taxa de sobrevivência de cerca de 96 por cento à quem responde bem ao tratamento. No entanto, alguns pacientes não são diagnosticados até que a doença esteja em seus estágios avançados. Autoexames regulares podem ajudar a garantir um tratamento bem sucedido por meio da identificação nas fases iniciais.

 Versão em Português: Fábio Pellenz de Brito

 


Autor: Drucilla Dyess
Fonte: www.healthnews.com

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581