.
 
 
Prefeitura mantém campanha de prevenção à dengue
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


16/02/2009

Prefeitura mantém campanha de prevenção à dengue

Diferentes ações para sensibilizar e conscientizar à população

 

Foto: Ana Carolina Pan / PMPA
Campanha "Dengue, nem vem!" será mantida até abril

Para alertar a população sobre os riscos da proliferação do mosquito Aedes aegypti no verão, quando as altas temperaturas favorecem o desenvolvimento das larvas e aumentam os casos da doença no país, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém, até abril, a campanha de prevenção à dengue que tem como slogan “Dengue? Nem Vem!”.

Neste período, serão desenvolvidas diferentes ações que visam a sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância da prevenção da doença. A campanha estará em busdoors, banners, adesivos, folderes, cartazes, faixas de rua e painéis.

Transmissão - A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus. Esses mosquitos costumam picar durante o dia, principalmente no início da manhã e no final da tarde. Os sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor por trás dos olhos. A pessoa pode também apresentar dor nas juntas e manchas vermelhas na pele.

Como evitar - Geralmente as larvas são encontradas em vasos e pratos de plantas, latas, garrafas e embalagens jogadas no pátio, sujeitas à retenção da água das chuvas, além de utensílios utilizados para armazenamento de água para consumo doméstico, animal, lazer e outros. É necessário manter vasos, pratos e demais utensílios secos, sem acúmulo de água parada para evitar a proliferação do mosquito vetor. As ações da SMS englobam visitas domiciliares para eliminação mecânica dos criadouros e ações educativas envolvendo redes sociais.

Na ocorrência de chuvas, a secretaria alerta para que a população intensifique os cuidados com água parada, pois em virtude do forte calor cria-se o ambiente propício para a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Como se pega

A doença é contraída somente através da picada do mosquito Aedes Aegypti infectado com o vírus. Essa é a única maneira de pegar dengue, independente do tipo (clássica ou hemorrágica). O mosquito precisa picar uma pessoa doente para pegar o vírus. Isso acontece quando a pessoa está no período de viremia, fase em que o vírus está no sangue, ou seja, em torno de dois dias antes a seis ou sete dias após o início dos sintomas. Após o período de incubação do vírus no mosquito (oito a 12 dias), ele começa a transmitir a doença ao picar uma pessoa sadia. Passado o período de incubação do vírus na pessoa, ela adoecerá. Esse período de incubação pode levar de três a 15 dias, mas, em média, dura de cinco a seis dias.

Dicas

- Deixe tampadas as caixas, poços, tonéis e outros depósitos de água.
- Não deixe água parada em pratos de plantas, coloque areia ou lave-os com escova duas vezes por semana.
- Esvazie garrafas e guarde sempre de boca para baixo e em local coberto.
- Limpe as calhas e laje de sua casa. Se tiver piscina, lembre-se de que a água deve estar sempre bem tratada.
- Não deixe pneus jogados a céu aberto. Eles podem acumular água da chuva, tornando-se um dos locais preferidos do mosquito da dengue.
- Lave os bebedouros de aves e de animais com uma escova ou bucha pelo menos duas vezes por semana e troque a água todos os dias.
- Jogue no lixo tudo o que possa acumular água, como copos descartáveis, tampinhas de garrafas, latas e outros. Não esqueça de furá-los ou amassá-los.
- Nunca jogue lixo em terrenos baldios. Observe no seu bairro se há terrenos com latas, pneus e recipientes plásticos e avise a Prefeitura.

 

 


Autor:
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre - Agência POA - Multimídia

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581