Entrou no ar (fevereiro de 2009), em todo território nacional, através da Rede Globo, uma nova campanha com quatro filmes, intitulada de “Carnaval de rua” cujo um dos filmes é destinado, principalmente, à prevenção do HIV/AIDS. Nesse vídeo, produzido pela Farofa Filmes (sito em Porto Alegre-RS), dirigido por Álvaro Beck e Jasser Rossetto, um bloco carnavalesco utiliza fantasias de camisinhas, alertando para a importância do seu uso, entre outros aspectos.
No entanto, permanece a questão se esse tipo de campanha é eficaz na prevenção do HIV/AIDS. Porém, estudo a ser publicado, em abril de 2009, na revista “Applied Mathematical Modelling”, por Mukandavire et al., elucida essa questão.
Esse estudo analisou o impacto de campanhas educacionais públicas como uma possível medida de controle para a expansão do HIV/AIDS, buscando as características que podem tornar tais campanhas eficazes. Para tanto, foram avaliadas diversas características que podem compor uma campanha educativa dessa natureza. O estudo focou-se principalmente na transmissão heterossexual.
Os resultados do estudo evidenciaram que as campanhas educacionais públicas podem reduzir a transmissão do HIV/AIDS apenas quando o contingente da população que recebeu as ações educativas é grande e a taxa de pessoas infectadas é bem menor que o número de pessoas que receberam tais ações. Campanhas educativas que abranjam poucas pessoas, em menor número que as pessoas infectadas, são ineficazes. A eficácia dessas campanhas pode ser aumentada se também abrangerem a população de adolescentes e de pessoas da terceira idade.
Com base nos resultados desse estudo, infere-se que a campanha educativa veiculada na Rede Globo, por atingir um grande número de pessoas, abaixo do número de pessoas infectadas, tende a ser eficaz. O fato dessa campanha não ser destinada a um público específico pode aumentar a sua eficácia na medida em que pode abranger todas as faixas etárias, desde adolescentes até pessoas da terceira idade.
Conclui-se que campanhas que englobem grande número de pessoas são eficazes na prevenção da HIV/AIDS. Nesse sentido, a campanha veiculada pela Rede Globo poderá contribuir significativamente para tal prevenção em relação à população brasileira, levando-se em conta, além do mais, que a época de Carnaval é mais propícia à sua transmissão. A Rede Globo, assim, cumpre o seu papel social, aspecto que deveria ser seguido também por outras organizações.
Referências
MUKANDAVIRE, Z.; GARIRA, W.; TCHUENCHE, J. M. Modelling effects of public health educational campaigns on HIV/AIDS transmission dynamics. Applied Mathematical Modelling, v. 33, n. 4, p. 2084-2095, abr. 2009.
CARNAVAL DE RUA: CAMISINHA. Rio de Janeiro: Rede Globo, 2009. Disponível em: <http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM953395-7822-CAMPANHA+PARA+O+CARNAVAL+DE+RUA+NO+RIO+DE+JANEIRO+CAMISINHA,00.html> Acesso em: 05 fev. 2009.