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Nova campanha contra HIV/AIDS veiculada pela Rede Globo
 
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17/02/2009

Nova campanha contra HIV/AIDS veiculada pela Rede Globo

Essa campanha pode ser efetiva?

Entrou no ar (fevereiro de 2009), em todo território nacional, através da Rede Globo, uma nova campanha com quatro filmes, intitulada de “Carnaval de rua” cujo um dos filmes é destinado, principalmente, à prevenção do HIV/AIDS. Nesse vídeo, produzido pela Farofa Filmes (sito em Porto Alegre-RS), dirigido por Álvaro Beck e Jasser Rossetto, um bloco carnavalesco utiliza fantasias de camisinhas, alertando para a importância do seu uso, entre outros aspectos.

No entanto, permanece a questão se esse tipo de campanha é eficaz na prevenção do HIV/AIDS. Porém, estudo a ser publicado, em abril de 2009, na revista “Applied Mathematical Modelling”, por Mukandavire et al., elucida essa questão.

Esse estudo analisou o impacto de campanhas educacionais públicas como uma possível medida de controle para a expansão do HIV/AIDS, buscando as características que podem tornar tais campanhas eficazes. Para tanto, foram avaliadas diversas características que podem compor uma campanha educativa dessa natureza. O estudo focou-se principalmente na transmissão heterossexual.

Os resultados do estudo evidenciaram que as campanhas educacionais públicas podem reduzir a transmissão do HIV/AIDS apenas quando o contingente da população que recebeu as ações educativas é grande e a taxa de pessoas infectadas é bem menor que o número de pessoas que receberam tais ações. Campanhas educativas que abranjam poucas pessoas, em menor número que as pessoas infectadas, são ineficazes. A eficácia dessas campanhas pode ser aumentada se também abrangerem a população de adolescentes e de pessoas da terceira idade.

Com base nos resultados desse estudo, infere-se que a campanha educativa veiculada na Rede Globo, por atingir um grande número de pessoas, abaixo do número de pessoas infectadas, tende a ser eficaz. O fato dessa campanha não ser destinada a um público específico pode aumentar a sua eficácia na medida em que pode abranger todas as faixas etárias, desde adolescentes até pessoas da terceira idade.

Conclui-se que campanhas que englobem grande número de pessoas são eficazes na prevenção da HIV/AIDS. Nesse sentido, a campanha veiculada pela Rede Globo poderá contribuir significativamente para tal prevenção em relação à população brasileira, levando-se em conta, além do mais, que a época de Carnaval é mais propícia à sua transmissão. A Rede Globo, assim, cumpre o seu papel social, aspecto que deveria ser seguido também por outras organizações.

Referências

MUKANDAVIRE, Z.; GARIRA, W.; TCHUENCHE, J. M. Modelling effects of public health educational campaigns on HIV/AIDS transmission dynamics. Applied Mathematical Modelling, v. 33, n. 4, p. 2084-2095, abr. 2009.

CARNAVAL DE RUA: CAMISINHA. Rio de Janeiro: Rede Globo, 2009. Disponível em: <http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM953395-7822-CAMPANHA+PARA+O+CARNAVAL+DE+RUA+NO+RIO+DE+JANEIRO+CAMISINHA,00.html> Acesso em: 05 fev. 2009.

 


Autor: Marli Appel - Equipe Sis.Saúde
Fonte: Vide referências

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