
O Programa de Prevenção à Violência (PPV) do governo do Estado chega a Charqueadas e Balneário Pinhal e totaliza 46 adesões de municípios gaúchos. Os prefeitos de Balneário Pinhal, Jorge Fonseca, e Charqueadas, Davi Souza, assinaram hoje (14 de abril) o Termo de Adesão ao programa, no gabinete da secretária estadual da Saúde em exercício, Arita Bergmann, com a participação da secretária Geral de Governo, Ana Pellini, a coordenadora temática do estruturante Nossas Cidades, Helena Hermany, e a gerente do PPV, Jane Dalacorte.
A secretária Arita destacou a atuação do governo Yeda na área da prevenção à violência:
- O PPV é um dos projetos mais inovadores e importantes do atual governo. Com o saneamento das contas públicas promovido por Yeda, temos hoje a possibilidade concreta de investir em uma rede de prevenção à violência com a construção de unidades básicas de saúde, quadras poliesportivas, formação de equipes de acompanhamento e muitas outras ações.
Ana Pellini comemorou o envolvimento dos municípios:
- Tenho certeza de que esta adesão vai gerar frutos positivos para as comunidades, porque trata a violência de forma preventiva, como uma questão de saúde pública.
Assessoria de Comunicação Social
 |
 |
(Fotos: Nanda Duarte/ACS/SE |
A aproximação do governo estadual às administrações municipais foi reconhecida pelos prefeitos.
- O governo Yeda enxerga mesmo os municípios pequenos e encaminha as ações com alta resolutividade -, afirmou o gestor de Balneário Pinhal, de aproximadamente 12 mil habitantes. O prefeito de Charqueadas, de cerca de 36 mil habitantes, lembrou:
- Há muitos anos o município de Charqueadas não recebia a atenção que recebe agora do governo estadual. Recebemos o PPV de braços abertos.
Criado em 2007, o programa tem o objetivo de contribuir para a redução dos índices de violência através da construção de uma rede social que identifique, integre, articule e promova ações governamentais e não-governamentais. A meta é reduzir em 20% as ocorrências de violência nos 50 municípios com maiores índices de mortes por causas externas (homicídios, suicídios e acidentes de trânsitos), até 2011.
O PPV integra o estruturante Nossas Cidades por meio das Secretarias Estaduais da Saúde, Cultura, Educação, Habitação, Segurança Pública, Justiça e do Desenvolvimento Social, Turismo, Esporte e Lazer, Planejamento e Gestão, Ciência e Tecnologia, Administração e dos Recursos Humanos, Fazenda, Casa Civil e Militar.
Municípios que já aderiram ao PPV:
- 1. Santa Cruz do Sul
- 2. Pelotas
- 3. Passo Fundo
- 4. Alvorada
- 5. Novo Hamburgo
- 6. Torres
- 7. Santo Ângelo
- 8. São Luiz Gonzaga
- 9. Montenegro
- 10. Caxias do Sul
- 11. Rio Grande
- 12. Esteio
- 13. Porto Alegre
- 14. Canoas
- 15. Carazinho
- 16. Santana do Livramento
- 17. Taquara
- 18. Camaquã
- 19. Santiago
- 20. Soledade
- 21. Candelária
- 22. Venâncio Aires
- 23. Eldorado do Sul
- 24. São Lourenço do Sul
- 25. Sapucaia do Sul
- 26. Cachoeirinha
- 27. Charqueadas
- 28. Balneário Pinhal
- 29. Erechim
- 30. Alegrete
- 31. Bagé
- 32. Santa Maria
- 33. Rosário do Sul
- 34. Cachoeira do Sul
- 35. Bento Gonçalves
- 36. Farroupilha
- 37. Lajeado
- 38. Sapiranga
- 39. Parobé
- 40. Santa Rosa
- 41. São Borja
- 42. Cruz Alta
- 43. Canguçu
- 44. Ijuí
- 45. Estrela
- 46. Vacaria