.
 
 
Beber café pode ajudar ao combate dos derrames cerebrais
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


18/02/2009

Beber café pode ajudar ao combate dos derrames cerebrais

Estudo indica novos efeitos positivos em se consumir o produto

Você é uma das muitas mulheres que adoram tomar café? Pois bem, enquanto no passado se acreditou que o café fosse prejudicial à saúde, podendo levar pessoas a sofrerem um Acidente Vascular Cerebral, novas pesquisas indicam totalmente o contrario: tomar café regularmente pode evitar um potencial derrame.

Durante muito tempo as pessoas que bebiam café com freqüência se preocupavam em saber se estavam fazendo algum mal à sua saúde. Um estudo recente analisou a ligação entre mulheres que bebem café e o risco de terem um AVC; o estudo foi conduzido de 1980 a 2004, envolvendo mais de 83.000 mulheres com média de idade de 55 anos. Nenhuma delas afirmou já ter sofrido de diabetes, AVC, problemas cardíacos ou câncer antes do inicio da pesquisa.
 
Ao longo de 24 anos, 84% das mulheres admite ter consumido café, 78% chá, e 54% qualquer tipo de bebida que possua cafeína, regularmente. De acordo com os resultados, em comparação com mulheres que tomam menos de uma xícara de café por mês, as mulheres que tomavam pelo menos 4 xícaras por dia reduziram em 20% as chances de sofrerem um derrame cerebral, as que consumiam de duas a três xícaras por dia reduziram em 19% e, finalmente, as que consumiam entre 5 e 7 xícaras por semana reduziriam em 10%.
 
“Muitas pessoas se preocupam com o fato de beberem café regularmente, achando que isso poderia estimular um AVC, mas aqui vimos que o café é benéfico e não prejudicial como se achava”, afirma o professor da “Harvard School of Public Health” e co-autor da pesquisa, dr. Rob M. Van Dam.
 
Durante o novo estudo, os pesquisadores observaram que o café não surtia efeito contra a trombose em mulheres fumantes, e que os benefícios contra o AVC também foram reduzidos significativamente. As mulheres que admitiram terem feito uso de cigarro e tomado, em média, 4 xícaras de café por dia durante os anos da pesquisa, tiveram os riscos de sofrerem AVC reduzidos em apenas 3%.
 
Os pesquisadores não puderam encontrar o fator determinante para a redução do risco de se ter um derrame, contudo, eles puderam observar que o chá e bebidas cafeínadas não surtiram efeito benéfico algum, logo eles acreditam que a cafeína não seja esse fator determinante.
 
Apesar dos resultados positivos, os pesquisadores pedem cautela com o consumo de café. O estudo observou que algumas das pessoas que consumiam em demasia o produto apresentavam sintomas de insônia, ansiedade e complicações cardíacas. Mesmo assim, o estudo se mostra construtivo no sentido de provar que não existe ligação negativa entre o consumo de cafeína e acidentes vasculares cerebrais.

 

Versão em Português: Fábio Pellenz de Brito


Autor: Heather Hajek
Fonte: http://www.healthnews.com/

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581