
O governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde (SES), inicia nesta sexta-feira (30/04), as inscrições para a habilitação de novos serviços para as Redes Estaduais de Atenção à Pessoa com Deficiência Visual. O edital de chamamento publico está publicado no Diário Ofical do Estado de 29 de abril de 2010.O prazo para envio da documentação será de 30 dias.
Com isso, o Estado aumentará os atendimentos de maneira regionalizada. O critério de avaliação obedecerá os critérios do Plano Diretor de Regionalização com, no mínimo, uma unidade por macrorregião de saúde.
O Rio Grande do Sul terá sete unidades em função de suas macrorregiões. Duas sedes já estão definidas: na Região Metropolitana, será em Porto Alegre, no Hospital Banco de Olhos, e na Região Missioneira, em Giruá, no Hospital São José. Para a chefe da Seção da Pessoa com Deficiência da SES, Scheila Lima, é importante que cada macrorregião tenha sua unidade de atenção as deficiências para que os pacientes não precisem se deslocar muito.
Serão disponibilizados anualmente , pelo SUS, R$ 1.763.406,00 para o custeio dos atendimentos realizados pelas Unidades de Atenção à Pessoa com Deficiência Visual. Serão 120 novos pacientes mês por Unidade de Saude habilitada.
Documentação
As instituições interessadas deverão levar a documentação necessária à Coordenadoria Regional de Saúde de sua área de abrangência. Outras informações podem ser obtidas nos telefones (51) 3288 5934 ou 3288 5976. As equipes devem ser compostas por oftalmologista, psicólogo, assistente social e um técnico habilitado em orientação e mobilidade.