.
 
 
Como o vinho tinto pode proteger o cérebro do AVC
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


04/05/2010

Como o vinho tinto pode proteger o cérebro do AVC

Pesquisa feita pela Universidade de Johns Hopkins (UJH), EUA, indica que o consumo de pequenas doses de vinho pode proteger o cérebro de maiores danos após um AVC

Um estudo observou como modelos animais (mais especificamente ratos) que haviam sido alimentados com pequenas doses de resveratrol – um polifenol encontrado na casca e na semente da uva – reagiam a um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico induzido (cortando o suprimento de sangue para o cérebro). Os resultados sugerem que os animais que haviam ingerido o resveratrol mostraram menores lesões no cérebro do que aqueles que não haviam sido alimentados com a substância.

Sylvian Doré, pesquisador da UJH, diz que o estudo indica que o resveratrol aumenta os níveis de produção de uma enzima (a hemeoxigenase), reconhecida como uma substância que protege o tecido nervoso no cérebro. Quando o AVC ocorre, diz a pesquisadora, o cérebro se protege naturalmente dos efeitos elevando os níveis dessa enzima.

“Nosso estudo indica que o resveratrol pode, potencialmente, aumentar a resistência do cérebro ao AVC isquêmico”, diz Doré, autor principal do estudo publicado no periódico Experimental Neurolgy.

O “paradoxo francês”

O vinho tinto ganhou as manchetes ultimamente por seus benefícios à saúde. Além de reduzir os efeitos de um AVC, o consumo moderado da bebida pode estar ligado à diminuição da incidência de doenças cardiovasculares. Há até mesmo o efeito protetor chamado “paradoxo francês”, pois apesar de dietas ricas em manteiga, queijo e outros tipos de alimentos ricos em gordura saturada, a França tem uma das menores incidências de eventos cardiovasculares, o que é atribuído ao alto consumo do vinho no país.

Mas os pesquisadores alertam sobre o consumo de suplementos ricos em resveratrol, afinal, a substância ainda não foi testada clinicamente. Uma das hipóteses, por exemplo, é a de que, apesar de o resveratrol ser encontrado nas uvas, é o álcool contido no vinho que pode ser necessário para concentrar e ampliar os benefícios do componente. Doré lembra também que consumir álcool, para alguns indivíduos, pode causar mais riscos que benefícios. Para chegar a conclusões satisfatórias é necessário mais pesquisa.


Autor: Imprensa
Fonte: O que eu tenho? com informações do Johns Hopkins Medical Institutions

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581