.
 
 
Adultos maduros apresentam taxas mais baixas de transtornos de humor e ansiedade
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


08/05/2010

Adultos maduros apresentam taxas mais baixas de transtornos de humor e ansiedade

Essas doenças, contudo, ainda são comuns na população pesquisada, especialmente entre as mulheres

Estudo recente, publicado no dia 03 de maio no “Archives of General Psychiatry”, aponta que as pessoas idosas têm taxas mais baixas de doenças mentais relacionadas ao humor e ansiedade que pessoas mais jovens. A pesquisa indica, contudo, que as condições continuam a ser comuns, principalmente em mulheres.

O grupo de pesquisadores foi liderado por Amy L. Byers, da Universidade da Califórnia, em São Francisco. Os estudiosos analisaram dados de mais de 2.575 pessoas com 55 anos ou mais. Destes, 43% tinham idades entre 55-64; 32 %, 65-74 anos; 20%, 75-84 anos; e 5%, 85 anos ou mais.  

Resultados

Aproximadamente 5% dos entrevistados relataram que sofreram, no passado, de algum transtorno de humor, como depressão ou transtorno bipolar. Doze por cento relataram distúrbios de ansiedade, como transtorno do pânico, transtorno de ansiedade generalizada e transtorno de estresse pós-traumático, e 3% disseram que tinham tanto de humor e transtornos de ansiedade.

A prevalência de todas as condições diminuiu com a idade. Ao comparar as pessoas com a idade de 55-64 com as de 85 anos ou mais, 7,6% contra 2,4% apreesentaram transtornos de humor, 16,6% contra 8,1% possuíam distúrbios de ansiedade, e 4,8% versus 0% tinham ambas as condições.

As mulheres foram mais propensas a ter qualquer um dos transtornos que os homens, 6,4 % das mulheres e 3% dos homens tinham transtornos de humor, 14,7% das mulheres e 7,6% dos homens apresentavam transtornos de ansiedade e de 3,7% mulheres e 1,6% dos homens possuiam ambas as condiições .

Os autores concluíram que as taxas de prevalência de transtornos de humor e ansiedade, em pressoas idosas, tendem a diminuir com a idade, mas continuam a ser muito comuns, especialmente em mulheres. Assim, os autores destacaram a importância da "vigilância epidemiológica contínua do estado de saúde mental" das pessoas mais velhas.

Fonte: Byers, A. L. et. al. High Occurrence of Mood and Anxiety Disorders Among Older Adults. Arch Gen Psychiatry., n. 67, v. 5, p. 489-496, 2010.

Tradução: Equipe SIS.Saúde 
 


Autor: Vide referência
Fonte: Vide referência

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581