.
 
 
Estudo da USP aponta que mães transmitem transtornos alimentares para filhas
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


07/05/2010

Estudo da USP aponta que mães transmitem transtornos alimentares para filhas

Pesquisa verificou a influência das mães no transtorno alimentar e determinou que há uma transmissão psíquica entre as gerações

Ao analisar adolescentes com anorexia nervosa, uma pesquisa verificou a influência das mães no transtorno alimentar e determinou que há uma transmissão psíquica entre as gerações.

A psicóloga Christiane Baldin Adami Lauand, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, percebeu que a maioria das mães tinha um histórico de restrição alimentar e que por isso ofereciam alimentos calóricos em excesso para os filhos, como uma forma de compensação. Mas o efeito foi o contrário, as filhas acabaram também desenvolvendo transtornos alimentares para restringir o consumo.

“É sabido que há uma reincidência de 50% em filhos cujas mães têm transtornos alimentares. As mães se tornam muito exigentes, perfeccionistas, o que acaba causando stress na adolescente, que também desenvolvem uma anorexia nervosa, por exemplo”, explica a endocrinologista Claudia Cozer, membro do Departamento de Tratamento com Medicamentos da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica).

Segundo ela, ao mesmo tempo em que fornecem alimento em excesso para “maquiarem” seu próprio problema, elas cobram demais as filhas para terem um corpo perfeito. “A herança é genética e também de criação”, diz Cozer.

O estudo envolveu mães de adolescentes com anorexia nervosa que frequentaram o grupo de apoio psicológico aos familiares do Grupo de Assistência em Transtornos Alimentares (GRATA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP no ano de 2008.


Autor: Imprensa
Fonte: Agência Estado com Agência USP

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581