.
 
 
RS: Assembleias Regionais e Temáticas do Orçamento Participativo 2010-2011
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


12/05/2010

RS: Assembleias Regionais e Temáticas do Orçamento Participativo 2010-2011

Saúde e Assistência Social cresce 35% em participação

A segunda plenária temática da rodada única de Assembleias Regionais e Temáticas do Orçamento Participativo 2010-2011 registrou um aumento de 35% de participação em relação ao ano passado. Realizada na noite de terça-feira, 11, a temática de Saúde e Assistência Social contou com 676 credenciados e ocorreu no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa.

As prioridades eleitas no tema saúde foram Reforma, Ampliação e Construção de Postos de Saúde (1º lugar), Ampliação de Serviços da Rede Básica (2º), Construção e Ampliação da Rede Especializada (3º) e Acessibilidade e Mobilidade Urbana (4º lugar). No tema assistência social, Atendimento à Criança e ao Adolescente ficou com a primeira colocação, seguido de Atendimento à Família (2º lugar), Reforma, Ampliação ou  Implantação de Unidades de Assistência Social (3º) e Atendimento à População Adulta (4º).

A outra eleição da noite foi das duas chapas que concorriam ao corpo de conselheiros da temática. Com 52,62% dos votos válidos, a chapa 2 elegeu os dois titulares, Reinaldo Luiz dos Santos, na primeira titularidade e Suara dos Santos Ferreira na segunda. Os suplentes serão escolhidos entre os membros que disputaram pela chapa 1 que fez 47,38% dos votos válidos.

Compromisso

Conforme o prefeito José Fortunati, a participação das comunidades nas assembleias do OP deve ser observada sob o ponto de vista da quantidade de credenciamentos, que vai garantir os delegados, mas também pela qualidade de quem participa. "Felizmente, a imensa maioria das lideranças sociais está preocupada em buscar o bem-estar da população”, disse. Fortunati prosseguiu afirmando que as providências relativas ao aprimoramento do processo estão sendo tomadas pelo conjunto da prefeitura, envolvendo secretários e técnicos.

A proposta de qualificação do processo do OP foi apresentada pelo secretário de Coordenação Política e Governança Local, Cezar Busatto que destacou alguns pontos que o prefeito considera fundamentais para avançar no processo. Alguns destaques dizem respeito à transversalidade proposta pela administração municipal para tratar das políticas públicas. Entre eles encontra-se a decisão de integrar o OP e os Programas de Gestão, envolvendo os gerentes e líderes de ação na análise técnica das demandas do OP, bem como na avaliação criteriosa do estoque de demandas atrasadas, estudo que deverá ser efetuado em conjunto com os delegados do OP.

Hoje, às 19h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa acontece a plenária temática de Habitação, Organização da Cidade, Desenvolvimento Urbano e Ambiental (HOCDUA).

 Calendário completo.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria Municipal da Saúde
Autor da Foto: SMS-POA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581