
Ar puro para quem sonha em ser pai. Esta é a dica aos homens que vivem em grandes metrópoles. O estudo do HC mostrou que os gases tóxicos, emitidos principalmente por veículos, interferem no sistema reprodutivo dos homens e diminuem a qualidade do esperma.
Além da poluição alterar a carga genética dos cromossomos presentes no esperma, a quantidade também sofre desgaste. Mas a saúde reprodutiva masculina não está totalmente ameaçada. Com exames de avaliação da morfologia do sêmem, cerca de 80% dos casos conseguem a fertilidade com sucesso se diagnosticado precocemente.
Fonte:
Dr. José Bento de Souza, especialista em fertilização e reprodução humana.
Trajetória
Dr. José Bento de Souza é ginecologista e obstetra formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes e pós-graduado pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalha há mais de 25 anos nos hospitais Albert Einstein e São Luís, em São Paulo, está ligado às maternidades dos hospitais Santa Joana e Santa Catarina, além de atender semanalmente dezenas de pacientes em sua clínica na capital paulista. Atua como palestrante e médico visitante em diversas maternidades da França, Inglaterra e Estados Unidos, e participa constantemente de congressos e seminários dentro e fora do país. É autor do guia Mulher & Saúde, e dos livros Mulher e Contracepção (2004), Sexualidade (2007) e TPM sob Controle (2009), todos pela Editora Alaúde.