.
 
 
Saiba mais sobre a hepatite bacteriana
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


19/05/2010

Saiba mais sobre a hepatite bacteriana

Presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia fala sobre o assunto

A hepatite pode ser causada de várias formas. Engana-se quem pensa que as formas virais da doença são as únicas que podem causar a inflamação no fígado. A hepatite bacteriana é outra forma da enfermidade causada por organismos vivos. Segundo o Dr. Raymundo Paraná Filho, presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, a doença pode ser provocada por bactérias que passam a circular no sangue e que têm a capacidade de provocar alterações hepáticas. Segundo ele, são geralmente as bactérias do tipo gram-negativo (que reagem negativamente à coloração de Gram, um estudo laboratorial), em especial a Salmonela. Outras bactérias intestinais, como Pseudomonas, Pasteurelas e E. Coli, também podem causar hepatite.

A doença se origina a partir de infecções localizadas, geralmente, no sistema digestivo, respiratório ou urinário. Algumas doenças, como tuberculose e leptospirose, são apontadas como as principais enfermidades que possibilitam o surgimento da hepatite. Se não controlada, as bactérias da infecção atingem o fluxo sanguíneo e afetam o fígado. “A hepatite bacteriana é diferente da hepatite viral. No caso da bacteriana, há predomínio de alterações pelo prejuízo do fluxo da bile, mas as células do fígado costumam ser preservadas”, afirma o Dr. Paraná. Por isso, a gravidade de cada caso é diferente, pois depende do contexto e do motivo da infecção, não podendo ser comparada à gravidade da hepatite viral.

O tratamento dessa forma da doença é mais simples que as demais. Segundo o hepatologista, o uso correto dos antibióticos é o suficiente. “Uma vez contida a infecção, o fígado retorna à normalidade”, afirma.

Por ser uma doença originada a partir de uma infecção, a hepatite bacteriana não tem uma forma de prevenção específica. A maior prevenção, de acordo com o Dr. Paraná, é tratar da infecção o quanto antes para que a bactéria não atinja o sistema sanguíneo. E ele adverte: “Os pacientes idosos e imunodeprimidos são os que têm maior chance de evoluir com quadros infecciosos mais graves”.
 


Autor: Redação
Fonte: Medic Supply

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581