.
 
 
Exercícios moderados
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


09/03/2009

Exercícios moderados

Benefícios contra o diabetes

Caminhar de 20 a 30 minutos por dia já melhora significativamente a sua saúde e qualidade de vida. Segundo especialistas, você não precisa fazer tudo de uma vez, conte um pouco aqui um pouco ali e você já estará perdendo peso e mantendo a sua pressão arterial sob controle, além de diminuir o risco de se desenvolver osteoporose.

Exercícios moderados reduzem o risco de diabetes e de obesidade em pessoas sedentárias cujo nível de açúcar no sangue está se elevando. Este resultado foi demonstrado a partir de um largo estudo no qual os participantes foram divididos aleatoriamente: alguns praticaram exercícios, outros fizeram dieta e alguns tomaram remédios para diabetes. Mesmo se esforçando muito, as pessoas que começaram a caminhar e as que fizeram dieta perderam muito pouco peso. Contudo, diminuíram significativamente as chances de desenvolverem diabetes.

A prática de exercícios moderados também diminui o risco de doenças cardíacas. O maior indício de melhoras foi nas pessoas que passaram de totais sedentários para pessoas parcialmente ativas, normalmente através da caminhada regular.

Pessoas ativas são muito menos propensas a fumar, e tendem a buscar uma alimentação mais saudável do que as sedentárias. Elas também tendem a ser mais educadas, e educação é a chave para uma vida saudável. Apesar disso, é impossível afirmar com certeza se a prática de exercícios previne doenças do coração, ou se as pessoas ativas, por terem um funcionamento melhor do coração, praticam mais exercícios.

Em estudos sobre a prevenção da osteoporose, idosos foram separados em dois grupos: um continuou com sua rotina normal e o outro passou a praticar exercícios. Entretanto, a única coisa que o estudo pode afirmar com certeza, em relação aos benefícios contra a osteoporose, é que os idosos ativos caiam menos, diminuindo assim as chances de danificarem os seus ossos.

Contudo, exercícios sem perda de peso não mostraram diminuir a pressão sanguínea, também não fazem tanta diferença nos níveis de colesterol, apenas ajudaram contra o diabetes. Para se perder peso, realmente, a pratica de exercícios deve se aliar a uma dieta saudável. Steven Blair, pesquisador da Universidade da Califórnia, e um dos responsáveis pelo estudo, afirma: “Antes de começar a correr diariamente, eu era baixinho, gordo e careca. Agora continuo baixo, gordo e careca, luto uma batalha perdida”.  A dificuldade, diz Blair, é que é muito mais fácil ingerir 1000 calorias do que queimar 1000 calorias.

 

 

 

Versão em Português: Fábio P. de Brito


Autor:
Fonte: The New York Times - Disponível em: www.nytimes.com

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581