
A III Conferência Estadual de Saúde Mental - Intersetorial foi encerrada na noite deste sábado (22/05), em São Lourenço do Sul. Neste último dos três dias de evento foi realizada a leitura e a aprovação do relatório final com as propostas sobre o tema da saúde mental no Sistema Único de Saúde. Dentre os 376 delegados titulares presentes foram escolhidos 54 para a Conferência Nacional, que ocorre nos dias 28 a 30 de junho, em Brasília. O encontro foi prestigiado por 120 observadores, 120 convidados, 104 observadores e 32 delegados suplentes. A Secretaria Estadual da Saúde e do Conselho Estadual de Saúde promoveram a conferência.
O público esteve reunido em 27 sub-eixos de três grandes eixos: "Saúde Mental e Políticas de Estado: pactuar caminhos Intersetoriais", "Consolidar a Rede de Atenção Psicossocial e fortalecer os movimentos sociais" e "Direitos Humanos e Cidadania como desafio ético e Intersetorial". Ao todo, foram analisadas 1.458 propostas trazidas das etapas municipais. Cada grupo escolheu cinco propostas para o âmbito nacional e cinco para o estadual.
Uma grande estrutura foi preparada na cidade de São Lourenço do Sul para a realização do evento. O Camping Municipal foi o centro principal das atividades, com o uso do CTG Galpão Crioulo para a abertura e encerramento. O local também contou com 19 salas exclusivamente para as discussões dos sub-eixos. No segundo dia de evento, a Escola Estadual Cruzeiro do Sul foi o outro palco das atividades nas análises das propostas pelos grupos. O camping contava ainda com uma praça de alimentação e uma feira de artesanato.