.
 
 
Homens são mais propensos a cometer pequenos delitos
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


08/06/2010

Homens são mais propensos a cometer pequenos delitos

De acordo com o pesquisador, o hábito pode evoluir para fraudes maiores

O novo estudo diz ter identificado, em linhas gerais, as pessoas mais propensas à delinquência. Quanto menor a idade e maior a extroversão, maior o potencial de se identificar o hábito do shoplifting na pessoa, diz Vicente Egan e David Taylor pesquisadores.

Apesar da definição em inglês, Shoplifting refere-se àquelas pessoas mais propensas a cometer pequenos delitos. Segundo a pesquisa da Universidade de Leicester, ser homem, ter características antissociais e com níveis altos de desorganização são características bastante evidenciadas para cometer delitos.

“A maioria das pesquisas sobre psicologia forense e criminal foca a violência, então nos preocupamos com outros tipos de nuances de personalidade”, diz Vicente Egan.

A pesquisa foi baseada em questionários com mais de 110 pessoas, com idades entre 16 a 80 anos, que completaram as perguntas sem ser identificadas. Foram averiguadas pelos pesquisadores questões sobre personalidades, ideias a respeito de ética e tendências ao shoplifting.

Na conclusão, os dados indicaram que pessoas com maior instabilidade emocional, alto nível de extroversão e traços antissociais também tinham hábitos menos éticos quando o assunto era consumo e não indicavam achar que pequenos roubos praticados eram danosos. Quanto à faixa etária, a tendência é que os mais novos cometem os delitos.

De acordo com o pesquisador, o hábito pode evoluir para fraudes maiores. “Ao entender como isso acontece em um grupo que foca valores menores, mas com maior constância, será possível identificar esse tipo de indivíduo mais prontamente”, diz o pesquisador, que espera que o estudo ajude a ampliar o debate sobre delitos confundidos com a cleptomania, um transtorno psicológico do impulso com contornos diferentes do shoplifting.

“Um ponto interessante apontado na pesquisa é a presença de traços antissociais na personalidade de indivíduos com tendência a cometerem estes pequenos delitos. O indivíduo com traços de personalidade antissocial se caracteriza por comportamentos e condutas consideradas isentas de sensibilidade, desprezo pelas normas sociais e indiferença aos direitos e sentimentos das outras pessoas”, explica a psicóloga Denise Marcon, tutora do Portal Educação.

www.PortalEducacao.com.br
Tel. Campo Grande: (67) 3303-4500
Outras Regiões: 0800 707 4520
Fax. (67) 3303-4545


Autor: Imprensa
Fonte: Portal Educação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581