
Doadoras de leite humano cadastradas no Banco do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) podem ter o leite coletado em casa. A iniciativa, proposta pela “Rede Gaúcha de Bancos de Leite Humano”, é resultado de uma parceria do Hospital com o Corpo de Bombeiros de Porto Alegre, que disponibiliza os carros para transportar o leite até o Presidente Vargas.
No HMIPV, as doadoras recebem as orientações sobre como esgotar as mamas e a maneira correta de armazenamento. Também são fornecidos os frascos adequados para o armazenamento do leite. Os bombeiros e os profissionais de saúde do Hospital buscam o leite duas vezes por semana. No Banco de Leite do Presidente Vargas é realizado todo o processo: a coleta, processamento, controle de qualidade e distribuição aos bebês internados nas unidades neonatais.
Segundo a coordenadora técnica do Banco de Leite do HMIPV, Ana Tereza Mendes, a busca domiciliar ocorre para incentivar, cada vez mais, a coleta externa. Neste ano, 166 mães já fizeram o cadastro no Banco. De janeiro até abril, 92 litros de leite foram arrecadados. “Toda mulher saudável com excesso de leite e que não use medicamentos pode doar” explica Ana Tereza.