.
 
 
Nova lente melhora visão no computador
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


17/03/2009

Nova lente melhora visão no computador

Permite maior visão de profundidade e adaptação às variações de iluminação do PC

Hoje, um dos maiores desafios da saúde ocular é devolver a capacidade de foco para todas as distâncias à quem já passou dos 40 anos. Isso porque, é a partir dessa idade que, cedo ou tarde, surge a presbiopia ou vista cansada. Trata-se da perda da amplitude de acomodação do cristalino decorrente do envelhecimento. O distúrbio diminui a acuidade visual para perto mesmo para quem nunca usou óculos e transforma num verdadeiro tormento a leitura, uso do computador, iphone, GPS entre outras atividades que exigem boa visão de perto e meia distância. A presbiopia cresce no mundo todo alavancada pelo envelhecimento e aumento da longevidade da população. No Brasil, censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que hoje cerca de 51 milhões de pessoas têm idade acima de 40 anos, ou seja, 26% da população está exposta à doença e este número tende a crescer.

De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, a boa notícia é que acaba de ser aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) uma nova lente intra-ocular multifocal que elimina a presbiopia e a catarata, doença que responde por 48% dos casos de cegueira definitiva no mundo. É o fim do embaço para mais de 1/4 da população brasileira, a maioria em plena atividade profissional.

 
O especialista explica que a rigor o implante da lente é indicado para portadores de catarata, opacificação do cristalino, mas em diversos países é crescente o número de pessoas que opta pelo procedimento para se livrar da presbiopia. Um motivo, observa, é o resultado mais previsível. Outro, é que a catarata também tem relação com o envelhecimento e sua incidência aumenta com o avanço da idade. Só para se ter uma idéia, a doença atinge cerca de 17% das pessoas com até 65 anos e salta para 47% na população entre 65 e 74 anos segundo o CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia).
 
Síndrome da visão no computador é menor
 
A nova lente intra-ocular é a terceira geração de multifocal introduzida no Brasil. É indicada para corrigir até 14 graus de miopia e hipermetropia de até 8 graus. Por ser asférica elimina as aberrações visuais positivas decorrentes da presbiopia que distorcem a visão para perto, além de melhorar a visão noturna e de contraste entre portadores de catarata.
 
Segundo Queiroz Neto, um dos pontos altos para micreiros com presbiopia ou catarata é o ganho de 7,5 cm na visão de profundidade. Pode parecer pouco, ressalta, mas um estudo realizado pelo fabricante com 300 pessoas, durante seis meses, mostra que esta diferença oferece 100% de acuidade visual para imagens a 70 cm de distância, contra 80% da versão anterior de lentes.
 
O médico explica que isso significa que a nova tecnologia atingiu melhor visão intermediária que é fundamental para evitar a síndrome da visão no computador (CVS).
 
Um estudo conduzido por Queiroz Neto com 620 micreiros na faixa etária acima de 40 anos, mostra que a CVS prejudica entre 20% e 40% da produtividade de quem já passou dos 40 anos de idade. Outro ponto, observa, é o esforço visual para adaptar a visão aos diferentes níveis de iluminação do monitor que aumenta com a idade. A nova lente tem uma zona óptica para perto maior que a versão anterior. Por isso, explica, tem capacidade adicional de regular a quantidade de luz que chega à retina. Isso permite menos esforço da musculatura ciliar e dos músculos ao redor dos olhos, diminuindo a fadiga visual no computador.
 
Cuide-se
 
Queiroz Neto afirma que não há como evitar a presbiopia e a catarata, mas estas doenças podem aparecer precocemente. As dicas para proteger o cristalino são:
 
Fatores de risco
Cuidados
- Exposição excessiva ao sol
- Use boné, lentes com proteção UV, chapéu
- Consumo excessivo de sal
- Retire o saleiro da mesa
- Bebidas alcoólicas
- Evite exageros
- Alimentação desbalanceada
- Adicione verduras e legumes ricos em vitaminas A, E, C às refeições
- Tabagismo
- Evite
- Diabetes
- Faça exames de sangue periódicos

No Brasil surgem 120 mil novos casos de catarata ao ano e o ideal, comenta, é fazer a cirurgia quando a doença começa a atrapalhar a qualidade de vida e produtividade. O procedimento é ambulatorial e realizado por um aparelho de ultra-som, o facoemulsificador, que aspira o cristalino e injeta a lente atrás da íris (parte colorida dos olhos) após a instilação de colírio anestésico pelo médico. O resultado é bastante previsível, mas o sucesso da cirurgia depende de exames clínicos e biometria de imersão que aumenta em cinco vezes a precisão do cálculo da lente a ser implantada. Hoje já é possível retornar ao trabalho em 24 horas, mas a recuperação total só acontece em uma semana. 

 

 

 

 


Autor:
Fonte: Eutrópia Turazzi – LDC Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581