
O secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli, participa durante toda a sexta-feira, 18, de um seminário promovido pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal, que tem como objetivo discutir as questões que envolvem a saúde pública na cidade. O evento, que acontece no plenário Otávio Rocha, tem o objetivo de fazer um levantamento dos principais problemas enfrentados pelos profissionais da saúde e, em contrapartida, sugerir formas de aprimoramento do sistema de saúde pública.
Na abertura do encontro, nesta manhã, Casartelli reconheceu as dificuldades enfrentadas pela secretaria e destacou o esforço da nova gestão em melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. “Porto Alegre não tem um sistema de saúde ruim, mas deficitário, e que irá melhorar com o diálogo entre os poderes, entre os órgãos e com a participação do controle social”, afirmou.
Prioridade - “Quero que todos saibam que a nossa prioridade é a atenção primária à saúde”, informou, ao lembrar que diversos encaminhamentos já estão sendo tratados com o Conselho Municipal de Saúde e com entidades envolvidas com o tema. “Acredito que podemos chegar a 140 equipes de saúde da família até o final do ano, e isso representa quase 40% a mais do que temos hoje”, revelou.
Conforme a presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Maria Letícia Garcia, a rede de atenção básica de saúde é a principal tarefa do gestor público municipal. “Os problemas menores são os que mais enfrentam dificuldades de serem tratados devido a um sistema que é desorganizado e desintegrado”, frisou. Para Maria Letícia, a burocratização do sistema de marcações de consulta também é um entrave para a melhoria do atendimento. “É só com a informatização completa do sistema que vamos diminuir as filas de espera”, completou.
Também participaram da abertura do evento, os vereadores Dr. Raul, Dr. Thiago Duarte e Carlos Todeschini.
Tarde - Durante a tarde, os participantes irão se reunir em grupos de trabalho para traçar encaminhamentos e sugestões de propostas e de políticas públicas ao gestor da Saúde. Além disso, haverá debate com os representantes do Ministério da Saúde, Luiz Carlos Bolzan, e da Secretaria Estadual de Saúde, Francisco Paz.