.
 
 
Pesquisa do Ministério da Saúde revela:
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


21/06/2010

Pesquisa do Ministério da Saúde revela:

Alimentação influencia diretamente no desenvolvimento do câncer

Ter hábitos alimentares corretos é requisito primordial para ser uma pessoa saudável, mas muitos brasileiros se esquecem desses detalhes no seu dia a dia. É o que revela uma pesquisa do Ministério da Saúde, feita entre os meses de janeiro e dezembro de 2009. O estudo revelou o crescimento do consumo de refrigerantes, produtos gordurosos e o aumento do sedentarismo – apenas 14,7% dos adultos praticam exercícios físicos regularmente.

O quadro é preocupante, principalmente, se levarmos em conta que algumas substâncias presentes nos alimentos, principalmente naqueles industrializados, prejudicam a saúde do ser humano, inclusive contribuindo para o desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

“Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que os tipos de câncer relacionados aos hábitos alimentares estão entre as seis primeiras causas de mortalidade por essa patologia”, revela a nutricionista Ariana Ferrari, residente em Nutrição Oncológica no Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba (Paraná). “E o consumo de produtos que atuam como proteção está muito abaixo do recomendado na maior parte do Brasil”, afirma Ariana.

Cuidado com a composição

Entre as substâncias que podem contribuir com o desenvolvimento do câncer estão as nitrosaminas (substâncias encontradas em cervejas, peixes e seus derivados e nos derivados da carne e do queijo preservados com conservantes de sal de nitrito), altas doses de sacarose e ciclamato (adoçantes – as altas doses equivalem a centenas de latas de bebidas light), aflotoxina (fungo encontrado no milho, amendoim e seus derivados) e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (substância resultante de alguns processos de preparo, como a defumação).

“Essas substâncias podem ser consideradas cancerígenas, entretanto os estudos ainda são escassos e necessitamos de mais pesquisas para esclarecer quais são as quantidades toleráveis pelo organismo humano”, afirma a nutricionista.

O que é validado por pesquisadores são os alimentos que ajudam na prevenção do câncer. Cereais integrais, hortaliças, frutas, alho e cebola, chá verde e consumo constante de água diminuem o risco de desenvolvimento da doença. “O consumo de hortaliças e frutas, por exemplo, reduz em 40% o risco de câncer do trato gastrointestinal”, comenta Ariana. Ela ainda reforça: “uma alimentação balanceada, rica em frutas e verduras, pobre em gordura de origem animal e sal, além de diminuir o risco do desenvolvimento do câncer, contribui para uma vida mais saudável em todos os aspectos”.

Confira as dicas da nutricionista do Erasto Gaertner para prevenir o câncer

 

- Ter uma alimentação variada, rica em alimentos de origem vegetal, minimamente processados e ricos em fibras

- Manter um peso equilibrado

- Realizar atividade física todos os dias

- Consumir cinco ou mais porções por dia de hortaliças e frutos variados, todos os dias.

- Ingerir sete ou mais porções por dia de cereais variados, leguminosas, raízes e tubérculos. Preferir alimentos minimamente processados e evitar o consumo de açúcar refinado

- Reduzir o consumo de bebida alcoólica a menos de duas bebidas por dia para os homens, 20g de etanol, e uma para as mulheres, 10g de etanol

- Limitar o consumo de carne vermelha a 80g por dia. Preferir peixe ou aves

- Reduzir a ingestão de gordura de origem animal. Preferir os óleos vegetais

- Evitar o consumo de alimentos salgados ou em salmoura e o sal de cozinha

- Evitar o consumo de alimentos grelhados, churrasco, fritos, fumados e curados, preferindo os cozidos, estufados, guisados e escalfados


Autor: Redação
Fonte: Medic Supply

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581